Notícias
35ª edição do FML fecha com números representativos
O Festival de Música de Londrina em sua 35ª edição – realizada entre os dias 10 e 25 de julho – contou com a participação de 916 alunos, que se inscreveram nos 59 cursos da grade pedagógica do FML, totalizando 1552 inscrições.
Recebendo estudantes de todo o país e até de outros países, o FML possibilita a capacitação de jovens e a inclusão social através da música. Neste ano de 2015, do total de inscritos, 661 estudantes foram isentos dos valores da inscrição.
Além da diversidade da grade pedagógica, o corpo docente do festival prima pela qualidade e pelo virtuosismo com professores reconhecidos nacional e internacionalmente. No evento deste ano 48 professores ministraram aulas, cursos e palestras.
Fazendo parte da programação do 35º FML, dois eventos ligados à formação de professores e profissionais foram realizados. O II Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e o II Encontro Nacional do Pibid Música, em parceria com a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Também, o II Encontro Nacional de Projetos Socioeducativos Musicais com o objetivo de partilhar boas práticas e discutir temas como metodologia, gestão, políticas públicas e prestação de contas.
A programação artística da 35ª edição atingiu a um público variado com cerca de 80 apresentações em teatros, espaços abertos, auditórios, empresas, hospitais, ônibus, entre outros, além de seis cidades da região, no “Música na Região”. São elas: Astorga, Apucarana, Cornélio Procópio, Jandaia do Sul, Nova América da Colina e Sertanópolis.
35 anos de Festival
Nos Festivais de Música de Londrina o público, EM 35 ANOS, já teve a oportunidade de ver diversas formações e ouvir “Todas as Músicas”: corais infantis e adultos; recital de harpas; grupo de trombones, Big Bands; grupos só de percussão; orquestras; cameratas; quartetos e quintetos de sopros e de cordas; bandas, musicais, ópera, samba, MPB, Hip Hop, Funk, Jazz, Blues, Soul, Choro, música nova e tecnologia, enfim músicas de quase todos os gêneros e todos os séculos...
PÚBLICO DE QUASE DOIS MILHÕES DE PESSOAS (diretos e indiretos).
2.100 CONCERTOS - teatros, praças, museus, igrejas, hospitais, bairros, creches, empresas, espaços abertos, espalhados por Londrina e cidades da região.
60 concertos regionais (no últimos 10 anos, quando iniciaram).
28 MIL ALUNOS, do Paraná (60%) e de todos os estados brasileiros e exterior.
1.750 CURSOS OFERECIDOS NESTES 35 ANOS (média).
1.575 PROFESSORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS (média).
19 Simpósios de Educação Musical promovendo o intercâmbio entre pesquisadores, educadores e profissionais da área. Um Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
Na 35ª edição – o Primeiro Encontro de Gestores Sociais.
3 Encontros de Bateria e 4 Concursos de Jovens Cameristas. 2 Concursos de Jovens Solistas, 1 Concurso de Música Criativa.
2 Concertos Rurais.
Assinatura: O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, COPEL, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.