Notícias

Orquestra de Viola Caipira fecha 35º FML

  • por Alea/ Doc
  • Roberto Corrêa, um nos mais notórios violeiros do Brasil, encerra a programação do 35º FML (Foto: Ricardo Labastier)

A Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio se apresenta neste domingo, 26, fechando a programação artística do 35º Festival de Música de Londrina (FML). Com início às 14h30, o espetáculo com duração de quase uma hora e meia, será no terceiro piso do Shopping Royal Plaza (Rua Mato Grosso, 310). O concerto contará com a participação especial, Roberto Corrêa, um dos mais importantes violeiros do Brasil.

Formada por cerca de 60 integrantes entre crianças, jovens e adultos da mais variadas idades, classes sociais e profissões, a Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio se apresentará no FML com 30 membros, sob a regência do maestro responsável pelo grupo, Edson Murari Lima. “A finalidade é a integração o amor a viola e a cultura caipira. Muitos dos integrantes vieram a conhecer a viola caipira nas apresentações e ensaios da orquestra e meses depois estão tocando nos palcos com a gente.”, explica o maestro.

O repertório do grupo traz grandes clássicos da música caipira de raiz como: Chico Mineiro, Menino da Porteira, Couro de boi, Luar do Sertão, bem como outros estilos de músicas, de sonoridades executáveis para a viola caipira. Destaque para a composição sacra “How Great Thou Art” (1885), do sueco Carl Gustav Boberg, adaptada em 1961, pelo pastor brasileiro Manoel da Silveira, na música “Grandioso ÉS TU”, que será tocada pela orquestra com arranjos livres de Murari Lima.

Fundada em 2010 por João Batista Gomes Simão em maio de 2010 na Capela São Domingos Sávio, a Orquestra faz parte do Projeto "Oratório Festivo Dom Bosco" da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. O projeto atende jovens em situação de risco e apresenta-lhes oportunidades de uma vida com dignidade através da identificação de potenciais e talentos para a musica, esporte, teatro e sobretudo respeito ao próximo. A Orquestra de Viola Caipira até 2014 teve o subsídio do INDESE - Instituto Nacional de Desenvolvimento da Saúde e Ecologia, entidade da Associação Médica de Londrina, assumido em 2015 pelo IVC (Instituto de Viola Caipira).

O violeiro
Roberto Corrêa nasceu em 1957, em Campina Verde – MG. Ainda jovem, mudou-se para Brasília para estudar física e descobriu seu destino: a música.
Fascinado pela viola caipira e pela viola de cocho, dedicou-se a explorar seus mistérios e a expandir seus limites.
Hoje é um dos mais importantes violeiros do Brasil. Sua atuação foi fundamental para o desenvolvimento do potencial de solista da viola. Instrumentista virtuose, compositor e pesquisador, Roberto Corrêa é reconhecido por seu talento e dedicação.
Sua discografia mostra a diversidade de sua expressão criativa, suas pesquisas são referenciais no universo da viola, e suas performances têm levado a viola caipira e a viola de cocho aos palcos de dezenas de países do mundo.

Serviço:
35º Festival de Música de Londrina
Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio
Dia: 26 de julho – domingo
Horário: 14h30
Local: Shopping Royal Plaza (Mato Grosso, 310)
Aberto ao publico

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML