Notícias

Noite barroca e clássica no 35º FML

  • por Alea/ Doc
  • Orquestra de Câmara do 35º FML (Foto: Elvira Alegre / Rubem Vital)

Dois compositores com obras de períodos diferentes – um barroco e um clássico - estão no programa do concerto desta quarta-feira, 22, pela Série Petrobrás, no Teatro Crystal Palace.

A. Vivaldi (1678-1741) e L. V. Beethoven (1770-1827) serão interpretados pelo Quinteto Villa – Lobos, pela pianista Luciana Schimidt; pela orquestra de Câmara do 35º FML e pelo violinista, Santiago Garmendia.

O concerto com início às 20h30 faz parte do 35º FML e o programa da noite abre com os três movimentos da “Primavera - Concerto nº1 em Mi Maior RV 269” das “Quatro Estações” de Vivaldi na interpretação de 15 estudantes do FML dos projetos sociais, que formam a Orquestra de Câmara do festival, com solo e regência do violinista, Santiago Garmendia.

A segunda parte do Concerto fica por conta da obra de Beethoven, “Quinteto para piano e sopros, Opus 16 (Grave & Allegro man non tropo)”, com os músicos Aloysio Fagerlande (fagote), Luis Carlos Justi (oboé), Philip Doyle (trompa), Paulo Sergio Santos (clarinete) e a pianista Luciana Schimidt.

Garmendia e o El Sistema

Violinista e violista venezuelano, Santiago Garmendia é um “filho” do “El Sistema” venezuelano onde iniciou os estudos – programa público educacional de música da Venezuela, que completa 40 anos, criado por José Antônio Abreu.

Garmendia começou seus estudos de violino na escola de música Federico Villena de Maracay com o professor Oswaldo Guevara. Sua formação em violino continuou em Caracas com o professor José Francisco Del Castillo. Em 1984 ingressou na Orquestra Sinfônica da Venezuela e Solistas da Venezuela. Em 1986 passa a fazer parte da Orquestra Filarmônica Nacional, e em 1991 realiza estudos na prestigiosa Juilliard School of Músic, onde obteve o Bacharelado de Música em Violino e Mestre em Viola bajo com a professora Margaret Pardee.

Sua experiência com a Música de Câmara começou na Meadow-mount School of Músic em 1991. Logo em Juilliard continua com os professores Toby Appel, Joel Smirnoff, Joel Krosnick e Samuel Rodees. Participou de numerosos festivais como Killington Music Festival em Vermont, e Festival de Música de Hampden – Sydney em Virgginia e Focus! Festival de Música contemporânea de Juliiard School.

Em 1995 tocou como primeira Viola convidada da Orquestra Filarmônica de Sendai no Japão. Foi músico convidado de Dallas Chamber Orqchestra entre os anos 96 e 97, ao regressar a Venezuela ganha um posto de principal das Violas na Orquestra Sinfônica Simon Bolívar, e atualmente se encontra no Estado Nueva Esparta realizando um trabalho pedagógico e Coordenador Acadêmico do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis do Estado.

Serviço:
35º Festival de Música de Londrina
Concerto O Barroco e o Clássico
Orquestra de Câmara do 35º FML, solo e regência Santiago Garmendia; Quinteto Villa-Lobos; pianista Luciana Schimidt.
Dia: 22-07 / quarta-feira Horário: 20h30
Onde: Teatro CVrystal Palace (R:Quintino Bocaiúva, 15)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada)



Assinatura: O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML