Notícias
Música e inclusão no 35º FML
O resultado das atividades desenvolvidas nas oficinas de Música e Educação Musical Intergeracional será apresentado neste domingo (19) às 14h no Royal Plaza Shopping. Sob a coordenação de Marcelo Caires, o curso foi um verdadeiro laboratório prático com a participação de 35 idosos inscritos no festival.
Na sequência as duas orquestras da Associação Solidariedade Sempre se apresentam no palco do shopping, com início previsto para às 15h30. A primeira orquestra, formada por 50 educandos iniciantes apresenta um repertório de MPB, músicas sacras e temas de filmes. A regência é de Tiago da Silva Santos.
Depois é a vez da Orquestra Infanto Juvenil da ASS, composto por 30 educandos se apresentar. Sob a regência de Flávio Collins, serão executadas músicas de Pixinguinha, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros. O destaque será a apresentação de dois movimentos da Sinfonia 96, de Haydn.
“Devido à natureza da orquestração, fiz adaptações para instrumentos que tenham a mesma tessitura. Por exemplo, o sax tenor faz o 2º fagote, a trompa será executada pelo sax... Será um exercício de escuta, e o resultado fica muito bom. É bastante comum fazermos essas adaptações, pois temos que trabalhar com os instrumentos que temos no momento”, revela Collins.
Sobre a ASS
Formada exclusivamente por adolescentes com idade de 12 a 16 anos, a Orquestra de Câmara Solidariedade Sempre foi fundada em 2009, através da iniciativa do Grupo Hayapek, de Londrina. O objetivo principal orquestra é oferecer estímulos aos jovens para o desenvolvimento da cultura musical, por meio do aprendizado de estruturas da teoria musical, de técnicas instrumentais e de apreciação de repertórios visando, além da inclusão social e da valorização do jovem, a formação de musicistas de orquestra.
Mais do que oportunizar o aprendizado de um instrumento faz-se necessário que os integrantes percebam o ambiente musical e a arte como um meio capaz de propiciar transformações e crescimento pessoal, onde após estarem inseridos e gozando dos benefícios que este trabalho lhes oferece, possam também oferecer a si próprios à sociedade, como homens e mulheres de bem.
Encontro Musical de Idosos
Orquestra Solidariedade Sempre
Dia 19 de julho
Horário: 14h / 15h30
Royal Plaza Shopping
O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.