Notícias
Orquestra do 35º FML se apresenta na Catedral de Londrina
A Orquestra Sinfônica do 35º Festival de Música de Londrina volta a se apresentar neste sábado (18), às 20h30, em um concerto na Catedral Metropolitana de Londrina sob a regência do maestro espanhol, Josep Caballé Domenech. O concerto terá como solista o pianista Marco Antonio de Almeida.
A Orquestra é formada por 55 bolsistas do 35º FML, vindos de três Projetos Sociais que desenvolvem um trabalho socioeducativo musical de significativo impacto. Tratam-se dos projetos Neojibá (Ba), Projeto de Ação Social pela Música (Rio de Janeiro, RJ) e Projeto Guri, idealizado pelo Governo do Estado São Paulo.
Segundo a diretora pedagógica do 35º FML, Magali Kleber, a Orquestra Sinfônica do FML representa a consolidação de parcerias interinstitucionais cujo objetivo maior é o compromisso com investimentos sociais capazes de “empoderar” e transformar para melhor a vida desses jovens músicos.
Para o maestro espanhol Caballè trabalhar com estes jovens tem sido uma ótima experiência e será muito importante para a formação deles a participação no festival. Quanto a serem jovens músicos, com pouca experiência e já em uma orquestra, Caballè citou Beethoven: “Tocar uma nota errada é insignificante. Tocar sem paixão é imperdoável”, e paixão é o que não lhes falta, disse o maestro.
O programa da noite inicia com a “Abertura da Ópera Barbeiro de Servilha” de G. Rossini. Na sequência executam o “Concerto KV 595 para piano e orquestra” de W.A. Mozart. O concerto finaliza com “Fantasia-Abertura, Romeu e Julieta”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, com solista.
Romeu e Julieta
O compositor Tchaikovsky se comovia particularmente com a estória de Romeu e Julieta, obra mais popular de Shakespeare. Chamada de Fantasia-Abertura, Romeu e Julieta poderia ser considerada um poema sinfônico em forma sonata. A obra tem beleza melódica, pelo domínio magistral da orquestração e pela prodigiosa intuição do poder expressivo dos instrumentos.
Serviço:
35º Festival de Música de Londrina
Concerto com a Orquestra Sinfônica do 35º FML
Regência: maestro Josep Caballé Domenech
Solista: Marco Antônio de Almeida
Dia: 18-07 / sábado Horário: 20h30
Onde: Catedral Metropolitana de Londrina
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada)
Assinatura:O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.