Notícias

35º FML homenageia Villa-Lobos

  • por Alea/ Doc
  • Kalinka Daminai se apresenta em Alma Brasileira nesta sexta-feira no Crystal (17)

A boa música estará no palco do Teatro Crystal Palace, nesta sexta-feira, dia 17 de julho, a partir das 20h30, com o recital Alma Brasileira, quando um dos maiores compositores brasileiros, Villa-Lobos será homenageado, pelos músicos do Festival de Música de Londrina.

O repertório traz “Bachianas Brasileiras Nº 5, para Soprano e Orquestra de Violoncelos”; “Bachianas nº 6, para flauta e fagote”; “Trio para oboé, clarinete & fagote (Trio para Palhetas-1921) e Chorus 2. A execução das Bachianas Nº 5 terá duas formações a original com Soprano e Orquestra de Cellos e uma segunda com Quinteto e Soprano. O diretor artístico do festival, Marco Antonio de Almeida coloca que o público terá a oportunidade de ouvir e comparar as formações de uma das mais belas composições de Villa.

O programa será executado pelos músicos do Quinteto Villa-Lobos: Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Aloysio Fagerlande (fagote), Philip Doyle (trompa), Rubem Sshuenck (flauta); uma orquestra de 12 cellos formada por estudantes do 35º FML, sob a coordenação do cellista Antônio Lauro Del Claro. A solista do recital Alma Brasileira será a soprano Kalinka Damiani.

Solista
A soprano Kalinka Damiani já protagonizou grandes títulos de óperas no Brasil e exterior como La Traviata, La Serva Padrona, El Barbero de Serviglia. Convidada pela segunda vez para a Temporada Internacional de Ópera de Medellin, Colômbia participou da ópera Lucia di Lammermoor, de Donizatti com regência do argentino Dante Ranieri e direção cênica do búlgaro Ognioan Draganoff, com grande sucesso de crítica.

Entre as premiações estão Melhor soprano leggero no IV Concurso Maria Callas; 1º lugar no Concurso Carlos Gomes; Grande Prêmio de Público no V Concurso Maria Callas, entre outros. Em 2009 ingressou como professora dos cursos de Artes Cênica e Música da Universidade Estadual de Santa Catarina. Em 2014 foi idealizadora e coordenadora do projeto Cirandas, premiado pela FUNARTE, de resgate das cirandas e cantigas de roda nas escolas. Kalinka Damiani é graduada em Música pela Udesc, tem diversas especializações e foi integrante do projeto “Tela Lírica”, intercâmbio do Centro Cultural Teatro Guaíra e Universidade e Conservatório de Adria, na Itália.

Villa
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos é considerado um grande expoente da música moderna no Brasil, com uma “linguagem musical” típica brasileira. Suas obras contêm elementos da cultura regional, indígena e canções da cultura popular e combinam todos os estilos e todos os gêneros. O compositor esteve em duas temporadas na Europa onde teve contato com a vanguarda musical da época. De temperamento inquieto, Villa Lobos participou da Semana de Arte Moderna, realizou em 1930, no Rio de Janeiro o projeto educacional a “Cruzada do Canto Orfeônico e neste mesmo ano viaja em uma turnê por sessenta e seis cidades brasileiras. A série de nove bachianas brasileiras foi composta entre 1930-1945, para diversas formações instrumentais. Villa-Lobos faleceu 1952, aos 79 anos, vítima de câncer.

Assinatura: O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, COPEL, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML