Notícias
35º FML homenageia Villa-Lobos
A boa música estará no palco do Teatro Crystal Palace, nesta sexta-feira, dia 17 de julho, a partir das 20h30, com o recital Alma Brasileira, quando um dos maiores compositores brasileiros, Villa-Lobos será homenageado, pelos músicos do Festival de Música de Londrina.
O repertório traz “Bachianas Brasileiras Nº 5, para Soprano e Orquestra de Violoncelos”; “Bachianas nº 6, para flauta e fagote”; “Trio para oboé, clarinete & fagote (Trio para Palhetas-1921) e Chorus 2. A execução das Bachianas Nº 5 terá duas formações a original com Soprano e Orquestra de Cellos e uma segunda com Quinteto e Soprano. O diretor artístico do festival, Marco Antonio de Almeida coloca que o público terá a oportunidade de ouvir e comparar as formações de uma das mais belas composições de Villa.
O programa será executado pelos músicos do Quinteto Villa-Lobos: Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Aloysio Fagerlande (fagote), Philip Doyle (trompa), Rubem Sshuenck (flauta); uma orquestra de 12 cellos formada por estudantes do 35º FML, sob a coordenação do cellista Antônio Lauro Del Claro. A solista do recital Alma Brasileira será a soprano Kalinka Damiani.
Solista
A soprano Kalinka Damiani já protagonizou grandes títulos de óperas no Brasil e exterior como La Traviata, La Serva Padrona, El Barbero de Serviglia. Convidada pela segunda vez para a Temporada Internacional de Ópera de Medellin, Colômbia participou da ópera Lucia di Lammermoor, de Donizatti com regência do argentino Dante Ranieri e direção cênica do búlgaro Ognioan Draganoff, com grande sucesso de crítica.
Entre as premiações estão Melhor soprano leggero no IV Concurso Maria Callas; 1º lugar no Concurso Carlos Gomes; Grande Prêmio de Público no V Concurso Maria Callas, entre outros. Em 2009 ingressou como professora dos cursos de Artes Cênica e Música da Universidade Estadual de Santa Catarina. Em 2014 foi idealizadora e coordenadora do projeto Cirandas, premiado pela FUNARTE, de resgate das cirandas e cantigas de roda nas escolas. Kalinka Damiani é graduada em Música pela Udesc, tem diversas especializações e foi integrante do projeto “Tela Lírica”, intercâmbio do Centro Cultural Teatro Guaíra e Universidade e Conservatório de Adria, na Itália.
Villa
O maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos é considerado um grande expoente da música moderna no Brasil, com uma “linguagem musical” típica brasileira. Suas obras contêm elementos da cultura regional, indígena e canções da cultura popular e combinam todos os estilos e todos os gêneros. O compositor esteve em duas temporadas na Europa onde teve contato com a vanguarda musical da época. De temperamento inquieto, Villa Lobos participou da Semana de Arte Moderna, realizou em 1930, no Rio de Janeiro o projeto educacional a “Cruzada do Canto Orfeônico e neste mesmo ano viaja em uma turnê por sessenta e seis cidades brasileiras. A série de nove bachianas brasileiras foi composta entre 1930-1945, para diversas formações instrumentais. Villa-Lobos faleceu 1952, aos 79 anos, vítima de câncer.
Assinatura: O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, COPEL, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.