Notícias

O Festival de Música vai à região

  • por Alea/ Doc
  • O Grupo Chorus abre a apresentação em Jandaia do Sul (Foto: Divulgação)

O Festival de Todas as Músicas percorre a região. A cada ano, em parceria com as secretarias municipais de cultura ou com instituições culturais atrações da grade artística do FML se apresentam nas cidades da região de Londrina, pela série “Música na Região”. Este ano são elas Astorga, Apucarana, Cornélio Procópio, Jandaia do Sul, Nova América da Colina e Sertanópolis. Os concertos, datas e horários da programação estão disponíveis no site do festival – www.fml.com.br .

No sábado (11), a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro se apresentou no Teatro Fênix em Apucarana abrindo a série. As atrações desta quinta-feira, 16, em Jandaia do Sul (70 quilômetros de Londrina) são o Grupo Vocal Chorus e o Grupo de Acordeon Evelina Grandis.

O concerto será realizado no Auditório Municipal de Jandaia do Sul, na Praça do Café, no centro da cidade e será aberto ao público. O Grupo Chorus abre o evento às 19h, seguido dos acordeons às 20h30.

Com o show “Radiola InCena”, o sexteto vocal Chorus apresenta na primeira parte do espetáculo a música do compositor brasileiro Vinícius de Moraes. A segunda parte fica com o melhor da música nacional e internacional.

Há Mais de 14 anos participando de eventos em todo Brasil, o grupo tem surpreendido e encantado aos espectadores. Na Busca de constante inovação, o Chorus dedica-se à criação de espetáculos que unem Canto, Dança e Cena. O grupo tem dois CDs gravados.

Privilegiando a Música Brasileira dos mais diversos gêneros e épocas, o grupo participou de inúmeros festivais de canto coral por todo país, com premiações– destaque para o I Concurso Nacional de Serra Negra – SP.

Nos últimos anos, o Grupo Chorus vem se destacando também no exterior. Após brilhar no Chile, Uruguai e Argentina, foi o único representante brasileiro em Shaoxing, na China, onde conquistou o 1º lugar. No repertório do grupo estão os espetáculos “Yes, Samba e Jazz”, “Tempos de Amor” e “Tanto Brasil”.

Acordeons
Formado por10 Integrantes da 3ª idade, o Grupo Evelina Grandis tem um repertório bastante eclético executando música popular de raiz, clássicos, entre outros. Durante o show apresentam coreografia de danças e movimentos motivando a plateia.

Evelina Grandis foi precursora da música em Londrina, onde chegou em 1946, vinda do Estado de São Paulo. Criou o primeiro grupo, em 1951, que chegou a ter 17 acordeonistas, e ministrou aulas até 1974.

Em 2002, nas comemorações do cinquentenário do Conservatório Musical de Londrina, alguns acordeonistas que tocavam com Evelina foram convidados a se reunirem para um show. O grupo voltou a se formar, hoje com outros integrantes, coordenados por Sônia Swenson Grandis Lepri. Eles se apresentam em diversos eventos no Paraná.

Assinatura:

O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.

Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Copel, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML