Notícias

Concerto Azul CAIXA

  • por Alea/ Doc

A abertura popular do 35º Festival de Música de Londrina (FML) será neste domingo (12), na Catedral Metropolitana de Londrina. O tradicional Concerto Azul CAIXA tem início às 20h30, e foi transferido devido à instabilidade do tempo.

A apresentação será aberta com a batucada do Grupo de Referência de Ourinhos (SP), depois com a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, formada por cerca de 70 integrantes, tendo como diretor artístico e regente o maestro Eduardo Pereira. A banda executará a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro" de L. M. Gottschalk e o solista será o pianista Marco Antonio de Almeida.

Percussão
O Grupo Referência (GR) de Percussão é formado por alunos e ex-alunos do Projeto Guri, programa de educação musical paulista que oferece no contraturno escolar, cursos de canto coral, luteria, instrumentos de cordas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical para jovens entre seis e 18 anos. São 13 integrantes da cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, que exploram a diversidade dos instrumentos de percussão.

Entre as obras que executam estão Music for Pieces os Wood (Steve Reich), Batuque (L. Fernandez), Maracatu (Egberto Gismonti), Palhaço (Egberto Gismonti), Sambaiê (Chico Santana), Pandeirá (Chico Santana), Improvisação com Sinais (conceito Santiago Vásquez).

Banda

Após a apresentação do GR, entra em cena a Banda Sinfônica do Exército. No programa a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro", que o norte-americano Louis Moreau Gottschalk compôs no Brasil, país que se encantou, fixou residência e morreu de febre amarela. A Banda ainda interpreta músicas de filmes como Piratas do Caribe, Missão Impossível, O Mágico de Oz, além de um pot-pourri de músicas de Djavan.

Criada em 2002 e pertencente a área do Comando Militar do Sudeste, a Banda Sinfônica do Exército é administrada pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB) e tem como objetivo, fundamentalmente, fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira.

A Banda já recebeu diversos prêmios. Entre eles, o “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial Cultural”, ambos concedidos pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA. Ao longo dos anos, já se apresentou em diversos teatros, como a Sala São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Memorial da América Latina, Theatro São Pedro, Grande Auditório do MASP, Auditório do Ibirapuera, entre outros. Além de concertos em Curitiba, Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Cuiabá.

Maestro Eduardo Pereira
Nascido em São Paulo, Eduardo vem se destacando na nova geração de regentes. Especialista em Educação Musical e Ensino de Artes pela Universidade Cândido Mendes – RJ, Bacharel em Música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e com Extensão Universitária em Regência Orquestral pela USP, foi aluno dos maestros Dario Sotelo, Roberto Tibiriçá e Marconi Araújo. Venceu o “Concurso para Jovens Regentes Eleazar de Carvalho” em 2008 e já esteve à frente de importantes grupos, como a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, OSUSP-Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santo André e BandaSinfônica do Exército. Eduardo já regeu diversos espetáculo, entre eles “Bravo Pavarotti”, “Broadway Night’s”, “Ópera na Escola” e o premiado “New, York, New York”. Atuou como maestro no “Natal Musical” a bordo dos navios da Pulmantur. Em 2013 fez a direção musical do Especial de Natal da emissora de TV Rede Vida. Se apresentou nas mais importantes salas de concerto do país, como Sala São Paulo, Memorial da América Latina, Theatro Pedro II, Palácio das Artes, Teatro Guaíra, Teatro Municipal de Paulínia, Claudio Santoro, entre outras. Nos últimos anos, Eduardo regeu grandes solistas, como os tenores Agnaldo Rayol, Jorge Durian e Thiago Arancam, os trombonistas Marcelo Bam-Bam e Carlos Freitas, o clarinetista José Luiz Brás, além de Alessandra Maestrini e Juan Alba.

Marco Antonio de Almeida
Nascido em Londrina, Paraná, iniciou seus estudos com sua irmã, Terezinha de Almeida Penna, graduando-se posteriormente na Faculdade de Música “Mãe de Deus”. Após trabalhar vários anos com o pianista Gilberto Tinetti e terminar seus estudos de Medicina, transferiu-se para a Alemanha como bolsista do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), onde completou seus estudos de pós-graduação na “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” sob a orientação de Yara Bernette. Frequentou cursos com mestres de renome internacional, entre os quais: Magda Tagliaferro, Paul Badura Skoda, Christoph Eschenbach, Nikita Magaloff, Elgin Roth, Fausto Zadra e Carlo Zecchi.
Além de prêmios nacionais - Concurso Nacional do Paraná e Jovens Solistas do Rio de Janeiro - foi também laureado em concursos internacionais: “Concurso de Piano de Covilhã” (Portugal), “Concurso de Piano Viotti” (Itália) e “Concurso de Piano Gina Bachauer” (USA).
Como intérprete de Mozart tem se apresentado nos mais importantes festivais alemães: “Würzburger Mozartfest”, “Kissinger Sommer”, “Klavierfestival Ruhr”, “Schleswig Holstein Musikfestival” e “Schwetzinger Festspiele” tendo gravado em CD o citado compositor com a “Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim”.
Entre seus companheiros de música de câmara salientamos entre outros Antonio Menezes, a oboísta americana Anne Leek, o Quarteto de Cordas de São Paulo e o Quinteto de Sopros de Moscou.
Dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, destacando-se a gravação em CD de peças de Ernesto Nazareth na Alemanha , e a primeira gravação (após Villa-Lobos) do “Choros N° 11” para piano e orquestra realizada na Suécia. Enfatiza a importância da participação de artistas de sua geração no repertório contemporâneo, participando da primeira audição de obras de Benjamin Britten, na Alemanha, e da execução de peças ainda não publicadas de Paul Hindemith.
Foi convidado a acompanhar os Presidentes da Alemanha, Richard von Weizsäcker e Roman Herzog, em viagem cultural ao Canadá (1990) e Brasil (1995), respectivamente.
Fundador do “Festival de Música de Cascavel”, Paraná, foi de 1990 a 1994 Diretor Artístico do “Festival de Música de Londrina”, como também professor do 26° e 27° “Festival de Inverno de Campos de Jordão” (95 e 96) e do Festival de Música de Camara da Paraíba. É diretor artístico da Fundação Mejier-Werner de Caracas, Venezuela.
Desde 1995 é membro de Sociedades Alemãs de Música e Medicina, desenvolvendo intenso trabalho na área de prevenção e terapia de enfermidades dos músicos.
Desde 1980 é professor catedrático da “Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo” e desde de 1996 assumiu a cátedra de Metodologia do ensino do Piano na Universidade de Halle (antiga Alemanha oriental) .

Assinatura: O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML