Notícias
Jovem batucada
O Grupo de Referência (GR) de Ourinhos (SP) participa pela primeira vez do 35º Festival de Música de Londrina, com apresentação agendada para esta sexta-feira (10), às 20h30 no Teatro Crystal com entrada gratuita para todo o público. A apresentação faz parte da programação do II Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música / II Encontro Nacional do PIBID Música, evento realizado numa parceria entre a ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e o 35º FML.
No sábado, dia 11, eles se apresentam no calçadão de Londrina, às 11h45, em frente ao Banco do Brasil. Nos programas serão executadas obras como Music for Pieces os Wood (Steve Reich), Batuque (L. Fernandez), Maracatu (Egberto Gismonti), Palhaço (Egberto Gismonti), Sambaiê (Chico Santana), Pandeirá (Chico Santana), Improvisação com Sinais (conceito Santiago Vásquez).
O GR de Ourinhos é formado por alunos e ex-alunos do Projeto Guri, programa de educação musical que oferece no contraturno escolar, cursos de canto coral, luteria, instrumentos de cordas, sopro, teclados, percussão e iniciação musical para jovens entre seis e 18 anos.
A pesquisa do grupo está voltada para os instrumentos brasileiros e sinfônicos, com um trabalho que transita entre o universo popular e o erudito, explorando a grande diversidade da percussão. Toda a riqueza dos instrumentos percussivos são explorados pelo grupo, através de performances com pandeiro de choro, berimbau, atabaques, repiniques e surdos, além de instrumentos que compõem o naipe de percussão orquestral como tímpanos, teclados diversos – marimba, xilofone, vibrafone e glockesnpiell.
Projeto Guri
Mantida pela Organização Amigos do Guri, o Projeto Guri conta com mais de 370 polos de ensino no estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, onde cerca de 35 mil alunos/ano participam das aulas. É considerado o maior programa sociocultural brasileiro.
No Grupo de Referência (GR) de Ourinhos já participou de importantes concertos, como com o argentino Santiago Vazquez em 2012, com o grupo “Percussions de Tournai” da Bélgica em 2014, e com o espanhol Ignácio Bori Garcia, no começo deste ano.
Integrantes do Grupo de Referência de Ourinhos:
Amanda de Souza Lima, Bruno José da Silva Pinto, Eric Caciolato Barbosa, Gabriel Augusto da Palma, Iago Victor Pereira, Isabella Taís Sonsin, Igor Sena e Silva, José Hidígio Gimenes da Silva, Leonardo Santana Nunes, Luís Gustavo Beccheri Dario, Mariana Braz de Mattos, Renan Torres Palmeira, Vitor Hugo Molero de Moraes.
Regente:
Agnaldo Burgo Junior
Assinatura:O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.