Notícias
Capacitação do professor em debate no 35° FML
O II Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e o II Encontro Nacional do Pibid Música abrem nesta sexta-feira, 10, no auditório do SESI/AML (Praça Primeiro de Maio, 130). Os eventos, que vão até dia 12, domingo, fazem parte da programação do 35º Festival de Música de Londrina (35°FML) e serão realizados em parceria com a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).
Os encontros são dirigidos a professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de licenciatura em Música, além de demais profissionais e alunos com interesse nos temas. Quase 150 representantes de cerca de 30 instituições de ensino de todas as regiões do Brasil confirmaram presença.
Assuntos em pauta
Durante três dias o fórum discutirá conceitos de currículos, políticas públicas direcionadas à capacitação de docentes, além de troca de experiências metodológicas, de praticas de ensino, entre outros temas. “Será um evento muito rico, porque reunirá professores das cinco regiões brasileiras; é importante discutir a formação, tanto inicial, isto é, na licenciatura, como no continuado, quando o professor já está na escola e segue fazendo sua formação”, explica a diretora pedagógica do FML, Magali Kleber.
A professora Vania Malagutti Fialho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lembra que em 2008 foi sancionada a lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas do país. “Desde então temos lutado para a sua implantação”, observa. “Temos um longo caminho a percorrer e cada região do país tem a sua realidade”, acrescenta.
De acordo com a professora, o fórum e o encontro do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) são unificados porque têm pontos em comum. “A formação está vinculada a programas como Pibid e o Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica)”, explica.
O Pibid concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública. Também são repassados recursos de custeio para execução das atividades. A iniciativa é do Ministério da Educação. No Paraná, segundo informações de Vania Fialho, o Pibid Música é desenvolvido em instituições de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba.
O coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Helder Eterno da Silveira, participará dos encontros. Está confirmada ainda a presença da professora Nair Pires, da Universidade Federal de Ouro Preto, cuja tese de doutorado é sobre Pibid Música. Também haverá apresentação de ações realizadas pelos alunos participantes do programa.
Assinatura:O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.