Notícias

Capacitação do professor em debate no 35° FML

  • por Alea/ Doc
  • Foto: Elvira Alegre/ Rubem Vital

O II Encontro do Fórum Permanente de Formação de Professores de Música e o II Encontro Nacional do Pibid Música abrem nesta sexta-feira, 10, no auditório do SESI/AML (Praça Primeiro de Maio, 130). Os eventos, que vão até dia 12, domingo, fazem parte da programação do 35º Festival de Música de Londrina (35°FML) e serão realizados em parceria com a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

Os encontros são dirigidos a professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de licenciatura em Música, além de demais profissionais e alunos com interesse nos temas. Quase 150 representantes de cerca de 30 instituições de ensino de todas as regiões do Brasil confirmaram presença.

Assuntos em pauta
Durante três dias o fórum discutirá conceitos de currículos, políticas públicas direcionadas à capacitação de docentes, além de troca de experiências metodológicas, de praticas de ensino, entre outros temas. “Será um evento muito rico, porque reunirá professores das cinco regiões brasileiras; é importante discutir a formação, tanto inicial, isto é, na licenciatura, como no continuado, quando o professor já está na escola e segue fazendo sua formação”, explica a diretora pedagógica do FML, Magali Kleber.

A professora Vania Malagutti Fialho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lembra que em 2008 foi sancionada a lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas do país. “Desde então temos lutado para a sua implantação”, observa. “Temos um longo caminho a percorrer e cada região do país tem a sua realidade”, acrescenta.

De acordo com a professora, o fórum e o encontro do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) são unificados porque têm pontos em comum. “A formação está vinculada a programas como Pibid e o Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica)”, explica.

O Pibid concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de ensino superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública. Também são repassados recursos de custeio para execução das atividades. A iniciativa é do Ministério da Educação. No Paraná, segundo informações de Vania Fialho, o Pibid Música é desenvolvido em instituições de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Curitiba.

O coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Helder Eterno da Silveira, participará dos encontros. Está confirmada ainda a presença da professora Nair Pires, da Universidade Federal de Ouro Preto, cuja tese de doutorado é sobre Pibid Música. Também haverá apresentação de ações realizadas pelos alunos participantes do programa.

Assinatura:O Festival de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Patrocínio: BNDES, Petrobras, Sanepar, Caixa, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, Vernie Citroen, Marajó, Royal Plaza, SINPRO, Crillon Palace Hotel, Colégio Maxi e Sonkey.
Apoio Cultural: SESC, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Café Itamaraty, Crystal Palace Hotel, Londrina Convention Bureau, Restaurante Alameda, Artis Collegium, Sercomtel, Rádio Universidade/UEL FM 107,9; ABEM, Associação Médica de Londrina, Clínica Renascer na Serra, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Neojiba.

Outras Notícias

Patrocinadores 35º FML