Notícias

Radamés Gnattali e Guerra Peixe no programa do Crystal

  • por Ascom Alea/Doc
  • Quarteto Radamés Gnattali já venceu os mais importantes prêmios nacionais. Foto: Divulgação

Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007, XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali se apresenta no 38º FIML nesta quinta-feira (26).

O concerto será realizado no Teatro Crystal às 18h30 e no programa, obras de Radamés Gnattali (Seresta nº 2) e de César Guerra-Peixe (Incelência para Quinteto de Cordas e Suíte Pernambucana para Quinteto de cordas), com participação especial de Ana Valéria Poles (contrabaixo). Os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 (meia entrada).

Sobre o Quarteto
Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, o Quarteto Radamé Gnattali se apresenta regularmente em festivais tais como Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Festival Villa-Lobos, Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de fazer turnês por Europa, África, América do Sul e do Norte. A discografia do grupo inclui os seguintes álbuns: "Quarteto Radamés interpreta Ricardo Tacuchian – obra integral" (2014), "As 4 Estações Cariocas" (2011), "Prelúdio 21 – Quarteto de Cordas" (2011) e "Quadro Brasil" (2008). O DVD "Rio 450 Graus" teve direção de Paulo Fontanelle (2015).

Em 2016, comemorando os 10 anos de existência do quarteto e os 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali, saiu o CD "Radamés toca Radamés", com a obra integral de Gnattali para quarteto de cordas. No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos e, pelo sexto ano consecutivo, realiza o projeto "Brasil de Tuhu", levando a música desse compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.

Os músicos
Hugo Pilger é formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Como solista, já se apresentou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, entre outras. Hoje, é primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica, membro do Quarteto Radamés Gnattali, Trio Porto Alegre e professor da classe de violoncelo da UNIRIO.

Marco Catto graduou-se pelo Instituto de Artes da UNESP em 2001. Já fez parte da Orquestra Experimental de Repertório e da Camerata Fukuda e Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Morou na Hungria e nos Estados Unidos para estudar e participou de orquestras nesses lugares. Atualmente, é membro da Orquestra Sinfônica da UFRJ, chefe de naipe das violas da orquestra Johann Sebastian Rio, fundador do Trio UFRJ e do Trio Paineiras e desde 2016 é violista do renomado Quarteto Radamés Gnattali.

Carla Rincon é fundadora e líder artística do quarteto. Ela é formada pela North Carolina School of the Arts e concluiu seu GPD na Universidade de Hartford. Já se apresentou em diversos países da América, Ásia, Europa e África. Atualmente, além da sua carreira musical, mantém uma ativa agenda de palestras, aulas e cursos para formação de professores.

Andréia Carizzi é mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Já atuou como spalla convidada da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. É musicista efetiva e spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ desde 2010.

Ana Valéria Poles estuda o contrabaixo desde os 12 anos. Parte da sua formação como música foi feita em Viena, na Áustria, onde se formou nesse instrumento na classe de de Ludwig Streicher com “Einstimmige Auszeichnung” (distinção unânime). Já fez parte do Novos Solistas de Viena, a Primeira Orquestra de Mulheres da Áustria e a Orquestra Franz Lehár, entre outros grupos. Atualmente, é professora na Faculdade Cantareira de São Paulo e da Academia de Música da OSESP.

Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões.

Texto: Estagiária Aline Schmidt com orientação da jornalista Emilia Miyazaki (Assessoria de Imprensa 38º FIML)

Outras Notícias

Patrocinadores 38º FIML