Notícias
Um panorama musical
Nesta quarta-feira (25), a programação caprichada do 38º Festival Internacional de Música de Londrina destaca o “Concerto de Vozes brasileiras” às 19h30 no Centro Cultural SESI/ AML, dentro da Série SESI Músicas. A entrada é gratuita.
A apresentação é resultado dos Cursos de Canto Popular e Técnica Vocal e do Curso de Coro Cênico, ministrado pelo professor Paulo Vitor Poloni. Participam mais de vinte alunos, acompanhados pelo pianista londrinense Fabricio Martins
O repertório é focado em canções brasileiras, respeitando as tradições musicais e os compositores. “Tentamos fazer um panorama do Brasil por meio da música. Não focamos somente no eixo Rio-São Paulo, mas com Minas Gerais, com o Nordeste e com o centro do país”, explica Paulo Vitor Poloni.
Além dessas canções, o repertório traz também clássicos da música brasileira com composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Pixinguinha.
De aluno a professor
Paulo Vitor Poloni começou a participar do FIML em 2003, quando havia começado seus estudos musicais. Quinze anos depois, ele volta como professor e para ele, ambas as experiências são gratificantes. “No festival tive a oportunidade de estudar com professores muito importantes do mundo todo e que foram muito importantes para a minha formação. É muito bom poder retornar ao evento como professor e poder dividir a experiência que eu adquiri ao longo da minha carreira.”
Paulo Vitor é formado em Música e Administração pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduação em Arte Educação. Atua no meio artístico como cantor, ator, produtor, preparador vocal e arranjador. Já cantou, atuou e produziu os espetáculos: Trio Mambembe – A Sambópera do Malandro; Carmen Miranda – Na batucada da vida; Música Criança – Bichos, Cores e Outros Amores; Carnaval das Marchinhas 2015, 2016 e 2017 e como professor, trabalhou ministrando aulas de Canto Popular e Técnica Vocal no Conservatório Musical de Londrina, na Escola de Artes Primeiro Encontro e na Escola de Música Sol Maior.
Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões.
Texto: Estagiária Aline Schmidt com orientação da jornalista Emilia Miyazaki (Assessoria de Imprensa 38º FIML)