Notícias
Vida nova através da música
Viver da música está se tornando uma possibilidade cada vez mais real para alguns jovens que vivem no Rio de Janeiro. Graças ao trabalho da ONG Ação Social pela Música do Brasil, a música deixou de ser um instrumento de inclusão social e tornou-se um meio de vida, uma profissão e a realização de um sonho.
“Eu digo sempre que talento não tem endereço. As pessoas ficam admiradas ao ver estes jovens de comunidades tocando para plateias do mundo todo”, revela Fiorella Solares, diretora executiva da ONG. Segundo a diretora, a música tornou-se uma possibilidade de vida e de profissionalização para os jovens músicos. “Esses meninos entraram como alunos e hoje são monitores e professores da ONG. Além disso, jovens como o contrabaixista David Nascimento, que cursa o 1º ano de Bacharelado em Contrabaixo na UniRio, já toca profissionalmente em alguns espetáculos.”
A Ação Social pela Música do Brasil - Ação Social pela Música é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que, em sua vertente socioeducacional, visa à inclusão social e à formação da cidadania, através do ensino da música clássica, para crianças, adolescentes e jovens residentes em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Coordena e administra atualmente 9 núcleos, dos quais 4 na cidade do Rio de Janeiro, a saber, Chapeu Mangueira, Alemão, Macacos e Cidade de Deus, que englobam mais de 19 comunidades pacificadas, 2 na cidade de Petrópolis nos bairros Duarte da Silveira e Vale do Cuiabá, além dos núcleos de Piraí, João Pessoa e Ji-paraná em Rondônia. Na vertente cultural, a ASMB promove há mais de quinze anos, a formação de orquestras jovens de música clássica em todo o território nacional, como a Orquestra Jovem do Brasil e a orquestra Mercosul. Com o objetivo de fomentar a cultura da música clássica proporcionando a fruição e o acesso amplo da população.
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro está escrevendo mais uma página da sua trajetória de sucesso. Novos horizontes se abrem com o convite recebido para uma apresentação no evento “PERSON OF THE YEAR” da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos em Nova Iorque. Os homenageados foram o Juiz Sérgio Moro e o Empresário Michael Bloomberg, ex-Prefeito de NYC. Na mesma ocasião, Fiorella Solares, Diretora Geral da ASM do Brasil, recebeu uma premiação especial pela relevância do trabalho realizado à frente da Organização. A Camerata, nesta mesma viagem à NY realizou concertos na Sede da ONU e na escola Duke Ellingnton. Por onde passou, encantou as platéias pela excelência musical, qualidade do repertório e presença dos jovens músicos.