Notícias
A Dama das Camélias contada nas “pontas” dos pés
O romance do escritor francês, Alexandre Dumas Filho, “A Dama das Camélias”, publicado em 1848, um clássico da dramaturgia mundial, migrou da literatura para o teatro, cinema, opera, dança e até com representações nas artes plásticas. E é justamente através do Ballet, que o 38º Festival Internacional de Música de Londrina leva ao palco do Teatro Ouro Verde esta estória tradicional do repertório francês.
Com três récitas - a estreia nesta terça-feira (24), às 20h30 e outras duas apresentações, na quarta-feira (25), às 16h e também às 20h30 - a montagem do FIML da Dama das Camélias tem a participação do corpo de baile do Ballet de Londrina e dos pianistas Allan Duarte Manhas e Olga Kiun. Os ingressos custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia.
A direção musical do espetáculo é do diretor do festival, Marco Antonio de Almeida. A direção geral e pesquisa são do bailarino, Marciano Boletti. A coreografia apresentada é uma co-criação de Boletti com Leonardo Ramos, há mais de 20 anos a frente do grupo. O figurino é de época e resultado do trabalho de final de curso de Raphael Magalhães, estudante de moda da UEL, que já fez parte do Ballet de Londrina e hoje é expert em figurinos para ballet.
As músicas do espetáculo serão do compositor polonês Frédéric Chopin executadas “ao vivo” pelos pianistas. “A música de Chopin combina com a tragédia do texto da Dama das Camélias e também é um convite para uma coreografia. A estrutura rítmica e a beleza melódica das obras do compositor transmitem magia que casam com a dança”, explica Marco de Almeida.
Segundo Leonardo Ramos. A ideia desta produção surgiu de conversas com o diretor artístico do Festival de Música, Marco de Almeida, com base em espetáculos encenados na Alemanha. “No ballet vimos algumas versões e fizemos uma releitura. Demos aos conjuntos uma linguagem do ballet clássico, já que internamente somos uma companhia voltada para o contemporâneo”, explica Ramos.
Leonardo conta que foi um desafio muito grande A Dama das Camélias, daí ele e Boletti terem coreografado a quatro mãos. “a última vez que os personagens da companhia fizeram toda uma estrutura na técnica de “pontas” foi em 1993 e o desafio maior foi montar um espetáculo desta envergadura, uma obra tão densa, em 1h40 minutos e em dois meses, quando normalmente levamos oito.”
A Dama das Camélias
Duma Filho conta a estória de uma elegante cortesã francesa, Marguerite, que encanta Paris com sua beleza, suas artimanhas no amor e no sexo, mantida por ricos progenitores da emergente burguesia urbana. Armand vive uma grande paixão com a cortesã, não aceita pela sociedade burguesa classista da época. O pai de Armand trama a separação e convence a Dama das Camélias que aquela relação é uma ruína para a família e para o futuro do filho. A Dama comove-se. Num ato de nobreza incomum, renuncia a Armand e, resignada com seu infortúnio, fica reconhecida, pela sociedade, como a cortesã mais honesta, humana, e guardiã da falsa moral burguesa. Marguerite em sua dor, se recolhe, adoece e morre. Armand manda colocar em seu túmulo sempre camélias (informações passeiweb).
Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões.