Notícias
A ópera Infantil João e Maria será cantada em alemão e narrada em portugues
João e Maria é uma estória dos Irmãos Grimm conhecida do público e que será contada em forma de ópera infantil pelos estudantes da classe de Prática de Ópera do 38º Festival Internacional de Música de Londrina, sob a direção da professora do grupo, Kalinka Damiani. O espetáculo, pela “Série Sesi Músicas” terá duas récitas nesta sábado (21), no Sesi/AML, uma às 16h e outra às 19h, gratuito, mas sujeito a lotação. Amanhã, domingo, o espetáculo o grupo se apresenta em Apucarana, às 20h, no Cine Teatro Fênix.
A adaptação do conto para uma ópera foi feita pelo compositor Engalbert Humperdink, com a primeira apresentação em 1893, na Alemanha. No Festival de Música este formato de ópera é realizado pela sexta vez. Kalinka Damiani explica que as partes principais da montagem são distribuídas entre os estudantes e durante a performance do espetáculo, um narrador vai contando a estória para a melhor compreensão do público e o aproximando da obra. Nesta montagem de João e Maria, o narrador será o ator Remir Trautwein e acompanhando os atores, a pianista Clenice Ortigara.
O trabalho foi preparado em uma semana. A novidade é que os 13 estudantes da classe de ópera vão cantar em alemão, língua original em que o conto foi adaptado. “Foi um trabalho intensivo, com ensaios, tradução, discussão de figurinos. A opção por fazer o espetáculo em alemão foi para que os alunos experimentassem realmente a prática de uma ópera. Nós os tiramos da zona de conforto e é uma ótima experiência”, conta Kalinka.
O espetáculo voltado para o público infantil tem duração de uma hora e traz no libreto algumas diferenças do conto original dos Irmãos Grimm. Na versão da ópera, a mãe não é madrasta. Foram acrescentados personagens como fadas e os pais de João e Maria são mais participantes. O figurino foi montado pelos próprios alunos buscando as características de cada personagem.
Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões.