Notícias

Jovens da Camerata Dedilhada de Franca executam Milton Nascimento

  • por Ascom Alea/Doc
  • Foto: Divulgação

A Camerata de Cordas Dedilhadas se apresenta nesta quarta-feira, 18, pela Série Sesi Músicas, a partir das 19h30, no Centro Cultural Sesi/AML. O concerto faz parte da programação do 38º FIML, é aberto ao público, mas sujeito a lotação. Na quinta-feira, dia 19, o Grupo volta a se apresentar no auditório da Unimed Londrina, às 19h, também aberto ao público.

A Camerata de Cordas Dedilhadas ou “Orquestra Verde” é formada por 24 alunos dos naipes de violão, cavaco e viola caipira, instrumentos de cordas dedilhadas de diferentes vertentes culturais, técnicas e afinações. Criado em 2012 com uma proposta de unir estes três naipes de instrumentos, a Camerata faz parte do Projeto Guri da cidade de Franca (SP).

No programa do concerto estão as seguintes músicas com arranjos de Dino Barioni: “O Milagre dos Peixes” (Milton Nascimento); “Os Escravos de Jó” (Milton Nascimento, Fernando Brant); “Carlos, Lúcia, Chico e Tiago” (Milton Nascimento); “Milagre dos Peixes” (Milton Nascimento, Fernando Brant); “A Chamada” (Milton Nascimento); “Pablo Nº 2” (Milton Nascimento, Ronaldo Bastos); “Tema dos Deuses” (Milton Nascimento); “Hoje é Dia de El Rey” (Milton Nascimento, Márcio Borges); “A Última Sessão de Música”(Milton Nascimento).

O Grupo
Partindo de um conceito ecologicamente sustentável, em 2013 o grupo foi escolhido para constituir a “Orquestra Verde” do Guri, composta por instrumentos de cordas dedilhadas, produzidos pela OELA – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, com madeira maciça certificada pela Forest Stewardship Council (FSC), organização criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo.
A Camerata de Cordas Dedilhadas de Franca já se apresentou ao lado de Ivan Vilela (2013), de Alessandro Penezzi (2014) e Carlinhos Antunes (2017). Em 2014 o grupo integrou o espetáculo Cênico-Musical “Lendas Amazônicas”, apresentou-se em Campinas no Teatro Sesi Amoreiras, e no Teatro São Pedro, em São Paulo, onde foi feita a gravação do DVD.
Em 2015 o grupo se apresentou no Festival Gente da Terra, tendo Rolando Boldrin como apresentador. Em 2016 destacam-se apresentações na USP Ribeirão Preto, Teatro Pedro II de Ribeirão Preto, Teatro Municipal de Franca e Senac. Em 2017 o grupo começou um projeto envolto na obra “O Milagre dos Peixes”, de Milton Nascimento, que culminou numa releitura bastante especial da obra a ser apresentada nesse espetáculo.

Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquário M. Simões.

Outras Notícias

Patrocinadores 38º FIML