Notícias

Jovens instrumentistas no Royal

  • por Ascom Alea/Doc
  • Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ). Foto: Divulgação

Uma apresentação inusitada vai reunir jovens da Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ) e os meninos da Orquestra Arte & Vida, de Arapongas (PR), às 17h no 3º piso do Royal Plaza Shopping. A apresentação é gratuita e faz parte da programação do Kids Festival.

No repertório, serão apresentadas obras de Jackson do Pandeiro (Xote em Copacabana), André Filho (Cidade Maravilhosa), Luiz Gonzaga (Assum Preto), Gonzaguinha (Com a perna pro mundo), Black Eyed Peas (I Gotta Felling), Counting Crows (Accidentally in Love), e um Tributo a Tim Maia e aos Beatles.

A Escola de Música da Rocinha foi fundada em 1994 na cidade do Rio de Janeiro e desde então oferece cursos gratuitos de flauta doce, violão, cavaquinho, percussão, piano/teclado e canto coral. Os cursos acontecem ao longo de todo o ano e atendem a turmas em diferentes níveis de desenvolvimento na aprendizagem. Desde 2015, com o desenvolvimento do projeto Orquestra de Câmara da Rocinha, a EMR incluiu em seu quadro os cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta transversa, trompete, trompa, trombone, musicalização e prática de orquestra, chegando a atender cerca de 300 alunos por ano.

A Escola de Música da Rocinha tem a chancela da UNESCO, é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e recebeu a menção honrosa do Prêmio Cultura Nota 10, concedido pelo Instituto Cultural Cidade Viva e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. É um dos projetos fundadores da Rede Social da Música, associação para a troca de informações e boas práticas entre instituições que utilizam a música como ferramenta de inclusão e transformação social.

Criado para oportunizar e fazer a diferença, através da arte, da cultura e do esporte, mudando o paradigma social de crianças, adolescentes e jovens, a Orquestra Arte & Vida, com sede em Arapongas vem transformando as vidas de dezenas de jovens, incluindo-os na sociedade.


Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Ministério da Cultura, Sanepar, Unopar, Prefeitura do Município de Londrina, Unimed, Vanguard Home, Plaenge, Caixa, Horizon, Dental Clean, Gastroclinica, Grupo Marajó, Vernie Citroen, Sinpro, Sistema Fiep/Sesi.
Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/Uel Fm 107,9, Sesc- Fecomercio, Sonkey, Bar Valentino, Projeto Guri, Ação Social Pela Música do Brasil, Instituto GPA, Instituto Zeca Pagodinho, Escola de Música da Rocinha, Arte e Vida Centro de Convivência, Colégio Estadual Hugo Simas, Colégio Aplicação da Universidade Estadual de Londrina, Buffet Planalto, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, APP Sindicato Londrina, Antiquario M. Simões.

Outras Notícias

Patrocinadores 38º FIML