Notícias

Catedral de Londrina recebe o Concerto Unopar de Encerramento do 36º FIML

  • por Ascom Alea/Doc
  • Orquestra Sinfônica Jovem sob a regência do espanhol Josep Caballé Domenech (Foto: Elvira Alegre/ Rubem Vital)

Um programa grandioso para marcar o fechamento do 36º Festival Internacional de Música de Londrina (36º FIML). Assim será o Concerto de Encerramento com a Orquestra Sinfônica do Festival, maestro, coro adulto, solistas e a música de grandes compositores. O “Concerto Unopar” vai reunir nesta quinta-feira, 21, a partir das 20h30, no átrio da Catedral Metropolitana de Londrina, cerca de 200 músicos sob a regência do maestro espanhol Josep Caballe Domenech. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 a meia.

A Orquestra Sinfônica do 36º FIML é formada por jovens instrumentistas, bolsistas do festival, vindos de cinco projetos socioculturais: Projeto Guri (SP), Ação Social pela Música do Brasil (RJ), Orquestra Villa Lobos – Instituto Cultural São Francisco de Assis (RS), Orquestra Jovem Paquetá (RJ) e a Orquestra de Cordas da Grota do Surucucu (RJ). A iniciativa inédita teve sua estreia no festival de 2015 e este ano foi incrementada, com resultado positivo que poderá ser conferido pelo público no concerto.

Completando o grupo integrante do Concerto de Encerramento do 36º FIML, o Coro do Festival formado por mais de 100 vozes, preparado pela regente e professora da Universidade de Kansas (EUA), Mariana Farah; os solistas: Rosana Lamosa, uma das mais importantes sopranos brasileiras e o pianista internacional, diretor artístico do FIML, o londrinense Marcos Antonio de Almeida.

Programa
Abre a programação do Concerto Unopar “O Te Deum” de Antonin Dvorak, escrito em 1892, com a participação do coro e da solista Rosana Lamosa. O movimento de abertura é uma demonstração de júbilo e louvor dos adoradores pela presença do Deus Todo-Poderoso.
Na sequência, “O Concerto para Piano e Orquestra, em Lá Menor, ops 16”, do compositor Edvard Grieg, executado pela orquestra com solo do pianista Marco Antonio de Almeida. A obra é considerada o mais popular trabalho do compositor, de estremo virtuosismo, lembrando as danças populares e nacionalistas, as paisagens e fiordes escandinavos. Leonard Bernstein e Heitor Villa-Lobos são os compositores que fecham o Concerto de Encerramento do 36º FIML.

A apresentação do poema sinfônico de Villa-Lobos, “A Floresta do Amazonas”, contará com orquestra, coro e solista. Inicia com “Abertura”, “Dança dos Índios” e na sequência duas das mais belas canções que Villa escreveu, “Melodia Sentimental” e “Canção do Amor” eternizadas pela famosa soprano brasileira Bidu Sayão, primeira brasileira que cantou no Metropolitan de Nova York. As canções terão solo da soprano Rosana Lamosa. O concerto finaliza com “Epilogo”. A obra “A Floresta do Amazonas” é uma das últimas composições de Villa.

Regência
O maestro Josep Caballé-Domenech nasceu em Barcelona, Espanha, em uma família de músicos. Estudou piano, percussão, canto e violino. Dirigiu orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra em Londres, Tonhalle Zurich, WDR Colônia, Swedish Radio Symphony, Czech Philharmonic, DeutschesSimfonieOrchester Berlín, Orquestra da Rádio de Munique, entre outras.

Destaques recentes incluem a estreia de E. Palomar ballet "Negro Goya" no 60º Festival Internacional de Granada, estreia no Royal Albert Hall de Londres e uma gravação de Respighi Roman Trilogy para Onyx Classics com a Royal Philharmonic Orchestra. Compromissos futuros incluem entre muitos uma nova produção de Carmen de Bizet no Semperoper Dresden (Alemanha) e performances de Barbier de Rossini e de Mozart Nozze di Figaro, Boheme de Puccini na Staatsoper de Berlim e novas produções em Essen e Toulouse (França).
Josep Caballé-Domenech foi agraciado com o Prêmio Aspen da Academia Americana de Realização em Aspen e foi selecionado para ser "Sir Colin Davis Protégé" no primeiro Rolex Mentor e ciclo inaugural do Protégé Arts Initiative (2002-2003).

Assinatura:
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML