Festival Internacional de Música de Londrina 36º Edição
Música • Educação • Diversidade Cultural
O Festival Internacional de Música de Londrina, uma realização do Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos dO Festival Internacional de Música de Londrina, na sua 36º edição, mantém duas estruturas: pedagógica e artística – que entrelaçam gerando novos valores e visões para a Criação, Vivência, Performance e a Educação Musical. Essas estruturas procuram privilegiar "todas as músicas" principalmente a música brasileira, mantendo sempre o alto nível de performance dos músicos convidados.
A programação pedagógica, com cursos ministrados por professores reconhecidos no Brasil e exterior, propõe alternativas e novos direcionamentos para o fazer musical e para a educação musical, configurando-se num terreno de congraçamento estético e de diversidade cultural presentes na nossa contemporaneidade.
A programação pedagógica com 48 professores nacionais e internacionais ministrarão 50 cursos e práticas: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Instrumentos, Voz, Estruturação Musical, Música Popular, Cursos para Crianças, Oficina do Choro, Jazz Vocal e Música e Tecnologia.
A programação artística do Festival promoverá 50 eventos em diversos espaços da cidade: Catedral Metropolitana de Londrina, Museu de Artes de Londrina, Museu Histórico de Londrina, e outros espaços: Colégio Mãe de Deus, Teatro Zaqueu de Melo, Teatro Crystal Palace, Auditório do SESC, Auditório FIEP / SESI, Zerão, Calçadão, Praça Pé-Vermelho, Arel, Concha Acústica e Bar Valentino.
Durante o evento serão constituídos grupos de formação diversa: Big Band, Orquestra Sinfônica, Coro Infantil e Adulto, Grupos de Música de Câmara, Ópera Studio, Grupos de Jazz, Grupos de MPB e montagem de espetáculos.
Festival Internacional de Música de Londrina
36º Edição
Histórico
Em julho de 1979, idealizado pelo Maestro Norton Morozowicz, foi realizada a primeira edição dO Festival Internacional de Música de Londrina, evento inicialmente de repercussão regional e estadual mas que em poucos anos já chamava a atenção do País. Com amplo acesso da comunidade, foi criado e fundamentado no ensino, na criação, na performance e na difusão da música instrumental e vocal, principalmente da música brasileira e paranaense.
O Festival Internacional de Música de Londrina começou pequeno, como Festival de Música Barroca e no decorrer dos anos foi crescendo e ampliando seu interesse e ação, consolidando-se nos últimos anos como o "Festival de todas as Músicas".
Fruto de Convênio Tripartite entre a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, Secretaria de Cultura do Município de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina, O Festival Internacional de Música de Londrina foi regulamentado para realizar-se anualmente no mês de julho com a duração de aproximadamente 20 dias e firmado através de Decreto N.º 6528 de 25/01/1990 (Cap. VII, Título IV, Artigo 31) como evento oficial do calendário cultural do Paraná.
Em 1987 foi fundada a Associação de Amigos dO Festival Internacional de Música de Londrina, reconhecida como entidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos, com o compromisso de apoiar o Festival na sua organização, divulgação e captação de recursos.
Em 1990 foi incluída a Música Popular no Festival, oferecendo práticas e cursos de estruturação musical para músicos populares e com a tarefa principal de investir na difusão da música popular brasileira, aquela excluída da mídia comercial.
Em 1994 foi realizado pela primeira vez o SPEM – Simpósio Paranaense de Educação Musical – um dos únicos eventos científicos inseridos em um festival de música do Brasil, focalizando a reflexão e prática em torno da Educação Musical.
Em 2010 foi realizado o 1º Encontro Paranaense de Composição Musical. Este encontro inaugurou um espaço onde os compositores dialogam sobre assuntos e temas diversos sobre composição, além de compartilhar com a comunidade em geral a produção musical paranaense.
COMISSÃO DELIBERATIVA
Secretário de Estado da Cultura
João Luiz Fiani
Vice - Reitor da Universidade Estadual de Londrina
Ludoviko Carnasciali dos Santos
Secretária Municipal de Cultura
Solange Cristina Batigliana
Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina
Lilian de Almeida, Presidente
REPRESENTANTES INSTITUCIONAIS
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná / SEEC
Renata Mele
Prefeitura do Município de Londrina
Maria Luisa Alves Fontenelle
Diretora da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina
Cleusa Cacione
Associação de Amigos dO Festival Internacional de Música de Londrina / AAFML
Heloiza de Castello Branco
Direção Artística
Prof. Dr. Marco Antonio de Almeida
Direção Executiva
Direção Pedagógica
Assessoria de Imprensa
Andrea Moncler
Assessoria de Comunicação
Emilia Miyazaki
Projeto Gráfico
Yunommae e Tomé Planejamento Visual
Webmaster
Solange Lorenzo
Assessoria Financeira
Jacqueline Zanatta e Cris Resende
Secretária
Láis Iracema de Freitas Fernandes