Notícias

As estações de Vivaldi

  • por Ascom Alea/Doc
  • Vinte alunos formam a Camerata do 36º FIML. No comando o violinista alemão Gustav Frielinghaus (foto: Elvira Alegre/ Rubem Vital)

Primavera, Verão, Outono e Inverno. A passagem dos ciclos anuais inspirou e foi traduzida de forma primorosa por grandes compositores da música. Todo o virtuosismo de “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) são destaque no concerto da Camerata do 36º Festival Internacional de Música de Londrina, programado para esta terça-feira, dia 19 de julho, às 20h30 no Teatro Marista. Os ingressos custam R$30,00 e R$15,00.

O alemão Gustav Frielinghaus será o regente e solista da noite. Frielinghaus toca violino desde os cinco anos de idade. Estudou na Alemanha e Suíça com renomados professores e na Espanha na famosa Academia ReIna Sofia em Madrid. Foi spalla (1º violino) na Orquestra Mundial da Jeunesses Musicales, na Orquestra de Câmara de Bremen e Colônia. Desde 2010 é Diretor Artístico da Camerata de Hamburgo. Sua gravação com os Quartetos de Cordas de Haydn e Weber recebeu o Prêmio Echo Klassik em 2012, um dos maiores prêmios da discografia europeia.

As Estações
Escrito em 1723 pelo compositor barroco Antonio Vivaldi, “As Quatro Estações” vinham acompanhadas de um soneto ilustrativo sobre o tema de cada estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. As estações do compositor italiano remetem a uma postura contemplativa do homem diante das transformações ocorridas na natureza.

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML