Notícias

Recital BNDES de piano no Teatro Crystal

  • por Ascom Alea/Doc
  • Piotr Oczcowski: no programa, Chopin e Szymanowski (Foto: Divulgação)

Piotr Oczcowski, pianista polonês, realiza o Recital BNDES imperdível nesta segunda-feira, 18, na programação do 36º Festival Internacional de Música de Londrina (36º FIML). O pianista executa dois dos maiores nomes da música erudita polonesa: Frederick Chopin (1810/1849) e Karol Szymanowski (1882/1937).

O Recital BNDES será no Teatro Crystal Palace, às 20h30, com ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 a meia. O programa abre com 3 Mazurkas op. 59, de Chopin, um conjunto para piano solo composto e publicado em 1845. Na sequência, Piotr executará Polonaise-Fantasie op. 61, também do compositor.

Chopin, que nasceu há duzentos anos, passou praticamente toda a sua vida adulta em França; mas manteve viva a lembrança do seu país natal ao escrever numerosas peças no estilo de duas danças polacas, a polonaise e a mazurka. No final da lista das polonaises figura a Polonaise-Fantaisie, escrita em 1845 e 46.

De Szymanowski, o pianista executará “Das vinte Mazurkas op. 50” e “Fantasia op.14”. As Mazurkas são obras escritas em uma linguagem moderna e se diferenciam muito das de Chopin. A “Fantasia op.14” foi escrita em 1905, quando o compositor era bem jovem e dedicada a Harry Neuhaus, professor do compositor.

Piotr Oczcowski
Já com 11 anos, Piotr Oczkowski estreou como solista com o concerto para piano de Joseph Haydn em D maior, com a Orquestra Sinfônica de Maracaibo (Venezuela). Aos 15 anos, foi aceito como "aluno especial" na Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), onde obteve seu diploma de piano. Ganhou bolsa DAAD para estudar na Hochschule für Musik Detmold, formando-se em 1990. Realizou estudos de pós-graduação no Conservatório de Richard Strauss, em Munique (Alemanha) e uma licenciatura em "Educação Musical e Prática de Desempenho" no Martin Luther University Halle / Saale (EUA), onde se formou em 2000 com distinção. Em 1998, Piotr Oczkowski foi professor na Universidade de Halle-Wittenberg no acompanhamento profissional, vocal e também mais tarde passou a se professor na especialização em piano e interpretação musical. Desde outubro de 2006 é professor da Hochschule für Musik Detmold (Alemanha), onde dirige os alunos do Detmold Jung Instituto.

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML