Notícias

A Hora do Choro com Trio Turuna

  • por Ascom Alea/Doc
  • Trio Turuna: Jayme Vignoli, Marcílio Lopes e Paulo Aragão (Foto: Divulgação)

O Trio Turuna é formado por Marcílio Lopes (bandolim), Jayme Vignoli (cavaquinho) e Paulo Aragão (violão), todos professores da Escola Portátil de Música (EPM). Eles apresentam o show “A Hora do Choro”, neste domingo (17), às 20h30, no Teatro Crystal Palace, pelo Festival Internacional de Música de Londrina, 36ª edição.

Com o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada para promover a democratização do acesso à cultura em iniciativas voltadas essencialmente à música, o grupo recebe os convidados André Vercelino, na percussão e Rosana Erthal, flauta. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 a meia.

O Trio Turuna trabalha variado repertório de choro em que figuram compositores diversos passando por alguns fundamentais do gênero como Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth (autor de um tango brasileiro cujo título homônimo batiza o trio), outros ainda desconhecidos como Dionísio Bento da Silva, Candinho e Misael Domingues e ainda compositores em plena atividade no cenário musical atual além de composições próprias.

Neste show o repertório traz de Ernesto Nazareth “Turuna”, “Pierrot” e “Proeminente”; de Altamiro Carrilho, “Esquerdinha na gafieira”; de Maurício Carrilho, “Koala” e “Choro na Denmark Radio”; de Radamés Gnattali, “Pé de Moleque”, entre outros compositores.

Além da intensa atividade artística em concertos e gravações, o Trio tem se dedicado assiduamente a um trabalho pedagógico ligado à filosofia da EPM, promovendo a educação musical através da linguagem do choro. Dessa forma tem atuado no Rio de Janeiro e em 2014 levou o choro a Buenos Aires numa semana em que realizaram oficinas de choro e prática de conjunto, concertos e gravações.

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML