Notícias

A música dos séculos XIX e XX

  • por Ascom Alea/Doc
  • Quinteto Villa-Lobos se apresenta nesta sexta no Crystal (Foto: Divulgação)

O Quinteto Villa-Lobos, o mais antigo grupo de música de câmara em atividade no Brasil, retorna ao 36º Festival Internacional de Música de Londrina para apresentar três das mais significativas obras do repertório brasileiro e internacional para quinteto de sopros.

O concerto com o Quinteto Villa-Lobos está agendado para esta sexta-feira (15) às 20h30 no Teatro Crystal Palace. Além de “Quinteto em forma de choros” de Heitor Villa-Lobos e “Suíte para Quinteto de Sopros” de Radamés Gnattali, o compositor alemão August Klughardt, raramente apresentado no Brasil, entra para o programa com “Quintett, Op. 79”, primeira obra para quinteto de sopros no Brasil.

O alto grau de musicalidade marca a trajetória do Quinteto Villa-Lobos. Fundado em 1962, desde então se esmera na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino.

Atualmente é formado por Rubem Schuenck, flauta; Luis Carlos Justi, oboé; Paulo Sergio Santos, clarineta; Philip Doyle, trompa; Aloysio Fagerlande, fagote. Para o 36º Festival de Londrina contará com a colaboração de Rodrigo Herculano, oboé.

Em sua discografia podemos destacar os CDs Quinteto em Forma de Choros (Kuarup Discos), Fronteiras e Quinteto Villa-Lobos Convida (Rio Arte Digital), Um Sopro Novo (Selo Radio MEC), A Obra de Câmara para Sopros de Heitor Villa-Lobos ( ABMDigital), Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974 (Selo Radio MEC), agraciado com o Prêmio BR-Rival em 2008, Villa-Lobos – um clássico popular (Kalamata), em 2009 , Ernesto Nazareth (Kalamata) em 2011 e Rasgando Seda (Selo SESC-SP).

Em 2012 apresentou a primeira audição da obra Concerto a Cinco, de João Guilherme Ripper, em comemoração ao cinquentenário do grupo, em concertos com a Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Dentre as atividades internacionais nos últimos anos, participou do Festival Cervantino, no México em 2013 e do Festival de Música de Cartagena, Colômbia, em 2014.

Serviço:
Concerto Caixa
Quinteto Villa-Lobos
Local: Teatro Crystal Palace
Horário: 20h30
Ingressos: R$20,00 e R$10,00 (meia entrada)

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML