Notícias

A música medieval no 36º FIML

  • por Ascom Alea/Doc
  • A apresentação do Neuma será no Centro Cultural SESI/ AML (Foto: Divulgação)

O Grupo NEUMA Ensemble Universitário de Música Antiga formado por Marjorie Báccaro (Soprano), Pedro Augusto Liro Silva (Oud - Alaúde Árabe), Plínio Machado (Vièlle Medieval e Direção Musical) e Thais Cristine (Soprano) se apresenta nesta quinta-feira (14) no 36º Festival de Música, com ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 a meia.

O espetáculo “Oriente e Ocidente. Viagem Sonora às Tradições...” com início às 18h15, no Centro Cultural SESI/AML (Praça Primeiro de Maio, 130), o Neuma apresenta repertórios de origem judaica, árabe e cristã desde os séculos VI ao XV. Os integrantes, através de canto e instrumentos fazem um recorrido dos ecos da tradição oral da sinagoga, da mesquita, da igreja católica, onde se realizava a música como encontro com a Divindade do Criador e das salas dos castelos como entretenimento.

O programa traz 12 peças deste período e propõe-se uma mudança de atitude na escuta nossa de cada dia. Inicia com Ana Bechoach - Canção Judia da Travessia do Egito (c. 70 d.C); uma oração/canção judaica, de tradição oral, que conta por vários séculos, a tomada de atitude de um povo oprimido de deixar a opressão em busca de novas possibilidades para uma nova vida, em uma terra prometida.

O público ouvirá também Surat 112 Qul Huwa Allahu Ahad (Ele é Deus, o Único), quatro versículos do Alcorão que foram revelados em MECA pelo Arcanjo Gabriel ao Profeta Mohamad (c. 600 d.C ). No programa ainda Cantiga de Santa Maria Nr. 70 [CSM LXX] “Em nome de Maria” - Alfonso X, o Sábio (séc. XIII).

O grupo
O Neuma surgiu em 1995, na UEL (Universidade Estadual de Londrina) como proposta prática dos estudos de Plínio Machado, na Schola Cantorum Basiliensis – Basiléia/Suíça criando um núcleo de estudos e performance da música medieval foi formado. Com base em pesquisas e uma proposta diversificada proporciona aos integrantes novos desafios e, através de suas ações e concertos, novos referenciais ao público.

Dentro dos repertórios já estudados e apresentados, destacam-se os “autos medievais” Planctus Mariae; Lazarus; Sponsus entre outros; Cantos Gregorianos da Quarta-feira de Cinzas; Canto Ambrosiano; Hildegard von Bingen; Carmina Burana; “Le Roman de Fauvel”; Música do período do Descobrimento do Brasil – Cancioneiros Ibéricos ; Música da Borgonha, muitos deles com mis-en-scène, figurinos e cópia de instrumentos medievais e renascentistas.

O Neuma vem atuando na cidade e região com uma tarefa significativa, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento artístico-musical de seus integrantes e da comunidade. Tem participado de Festivais dentro e fora do Paraná como em 1996 no I Festival Internacional de Música Antiga e Tradição Oral, apresentando-se no Museu Paranaense e mais recentemente de festivais em Juiz de Fora (MG) e no estado de São Paulo.
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML