Notícias

Temas de filmes e dobrados

  • por Ascom Alea/Doc
  • Quinteto é formado pelos chefes de naipes da Banda M. Champagnat. No comando, Gilberto de Queiroz (Foto: Divulgação)

A programação desta quarta-feira dentro do 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem início às 18h15 no Teatro Zaqueu de Melo com o ChampaBrass Quinteto e entrada gratuita para o público.

No palco, o ChampaBrass faz um passeio sonoro com composições clássicas de Bach e Mozart, temas populares e de filmes, mas sem deixar de reforçar sua principal influência: as músicas de bandas, com os dobrados e marchas de John Philip Sousa.

O quinteto, que se apresenta pela primeira vez no FIML, é formado pelo maestro Gilberto de Queiroz e os chefes de naipes de metais da Banda do Colégio Marcelino Champagnat: Thais Vieira e Gilberto de Queiroz nos trompetes, Miho Shimazaki no trombone, Manu Vieira no Euphonium e Luis Felipe na tuba.

“Através do trabalho com a banda, formei diversos grupos para trabalhar mais a prática e o entrosamento entre os músicos, como parte do processo de estudo do conjunto. Eles estavam se encontrando com mais regularidade e acabaram tornando-se um grupo efetivo”, explica Gilberto de Queiroz.

O ChampaBrass foi formado no final de 2015 e já realizou diversas apresentações em Londrina e na cidades da região. A trombonista Adriane Miho, de 16 anos, está ansiosa para a apresentação desta quarta. “Estamos ensaiando bastante, mas tenho certeza de que vai dar tudo certo.”

Muitos filhos
O maestro Gilberto de Queiroz não esconde o orgulho que tem dos jovens participantes do ChampaBrass e da Banda Marcelino Champagnat. “Meu objetivo de vida era poder ensinar os mais jovens. É muito bonito de ver como eles se interessam e pesquisam sobre música de boa qualidade. Vejo que alguns já escolheram a música como profissão. Eles são como filhos para mim. São cerca de 100 filhos.”

Serviço:
Série Petrobras apresenta
ChampaBrass Quinteto
Local: Teatro Zaqueu de Melo
Horário: 18h15
Ingressos: R$ 12,00 e R$6,00 (meia entrada)

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma Vivo Transforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo à cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML