Notícias

Camerata Antiqua de Curitiba é destaque no Festival de Música

  • por Ascom Alea/Doc
  • Camerata Antiqua de Curitiba (Foto: Alice Rodrigues)

O Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) terá, na sua 36ª edição, o retorno da Camerata Antiqua de Curitiba (CAC), que tem o patrocínio da UNIMED Londrina. A apresentação será nesta terça-feira, 12, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Rua Dom Bosco, 55). Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 a meia e podem ser adquiridos nas bilheterias do Shopping Royal Plaza, das 10 às 18 horas e após, na própria Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Rua Dom Bosco, 55).

No programa da noite está a “Sinfonia n° 29 em Lá maior” e a “Missa em Dó maior IK 317”, mais conhecida como Missa da Coroação, ambas compostas por Wolfgang Amadeus Mozart. Também a “Suíte Antiga Op.11”, composto por Alberto Nepomuceno. O concerto terá a participação dos solistas: Luísa Favero (soprano), Ariadne Oliveira (mezzo-soprano), Alexandre Mousquer (tenor) e Marcelo Dias (baixo), sob a regência de Claúdio Cruz.

O maestro e violinista Cláudio Cruz já foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), e já recebeu honrarias como o Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, entre outros. Participou como regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Música de Cartagena, foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, Regente Titular das Sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Atualmente, Cláudio Cruz é regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Os solistas
A soprano Luísa Favero é estudante do curso de bacharelado em canto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Participou de diversas oficinas e masterclasses com cantores renomados como Neyde Thomas e Maria Cristina Kiehr. Luísa atuou como solista em óperas como “A Flauta Mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart e “L’enfantet lês sortilèges” de Maurice Ravel.
A mezzo-soprano Ariadne Oliveira graduou-se em Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), com Neyde Thomas. Possui vasto repertório operístico e camerístico, e em sua carreira destacam-se o concerto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) como solista em “El Amor Brujo” de Manuel de Falla e o Recital no Teatro Argentino de La Plata.
O tenor Alexandre Mousquer estudou piano e canto lírico com Domingo Moreno e Helder Cadore. Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), Orquestra SCAR e Orquestra Sinfônica do Paraná (OSIMPA). Atualmente é o representante do coro da Camerata Antiqua, além de atuar como professor de técnica e regência vocal.
O baixo Marcelo Dias estreou em 2003 na ópera Le Nozze di Figaro, de Wolfgang Amadeus Mozart. Foi finalista do 1° Concurso de Canto do Rotary Club de São Paulo, em 2010. Solou, em frente à CAC no 42° Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Interpretou destacados personagens nas óperas Der Schauspieldirektor e Lá Finta Semplice, de Wolfgang Amadeus Mozart, entre outros.

A Camerata
A Camerata Antiqua de Curitiba (CAC) possui 42 anos de existência e é considerada um dos principais símbolos musicais locais, além de escola, para muitos de seus membros coralistas realizarem carreiras individuais. Fundada pelo regente Roberto de Regina e pela cravista Ingrid Seraphim com a proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista, a Camerata foi enriquecida com um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, agregando novas vertentes musicais.
Constituída por Coro e Orquestra, é mantida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), possui um Conselho Artístico formado por músicos representantes do grupo, que elabora a programação oficial das temporadas anuais. Em sua trajetória, a CAC contou com o comando de músicos notáveis como o maestro Gerard Galloway, o violinista Paulo Bosísio, o maestro titular nos anos de 1987 e 1988, Lutero Rodrigues, e Wagner Polistchuk, diretor artístico de 2009 a 2011.
Por meio da Camerata foram criados os programas “Música pela vida” e “Alimentando com música”, formados com o propósito de levar a linguagem universal para as salas de aula, asilos, hospitais, penitenciárias e outros, buscando transformar concertos didáticos em ingredientes para integração social. A Camerata registrou oito discos (long plays) e seis CDs, com um repertório que inclui composições de grandes nomes da música erudita universal.

Festival
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML