Notícias

Concerto Azul CAIXA traz Moda de Viola

  • por Ascom Alea/Doc
  • Orquestra com 150 violeiros vão encher de som, a tarde de Londrina (Foto: Elvira Alegre/ Rubem Vital)

A abertura popular do 36º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) será neste domingo (10), no anfiteatro do Zerão. O tradicional Concerto Azul CAIXA, com início às 16h30, movimentará o espaço com a Orquestra de Viola Caipira do 36º Festival.

A Orquestra do Festival será formada pela Orquestra Londrinense de Viola Caipira, pelas orquestras de viola das cidades paranaenses de Maringá e Céu Azul e alguns membros da Orquestra Paulistana de Viola e reunirá no palco do Zerão 150 violeiros, sob a regência do músico paulista Rui Torneze.

A programação do Concerto Azul Caixa será bem variada, segundo Torneze. Não faltarão os grandes ícones da música caipira, clássicos da moda de viola e também compositores conhecidos do público, entre eles Renato Teixeira (Amanheceu, peguei a viola), Rolando Boldrin (Vida Marvada). Destaque para a bela execução do Hino Nacional Brasileiro interpretado nas cordas das violas.

Segundo o maestro Rui Torneze, o grupo vem ensaiando em suas cidades o repertório há algum tempo, mas tocará pela primeira vez no Festival formando esta grande orquestra de viola caipira, primeiro instrumento musical a desembarcar em solo brasileiro e que ao longo dos anos legitimou diversas manifestações culturais de nosso país, desde as de cunho folclórico às festas juninas, até o universo cancioneiro da música popular brasileira através da música caipira.

Participação especial
Samuca do Acordeon, renomado acordeonista, tem participação especial no Concerto Azul Caixa neste domingo. No palco, o gaúcho, nascido em Santo Antônio da Patrulha/RS, deve abusar do improviso, compondo com a orquestra. Atualmente é um dos instrumentistas mais premiados em festivais de música no Sul do Brasil. Para o evento, no repertório do músico, além do cancioneiro brasileiro, estão entre outras, milongas, tango e o choro.

O maestro
O paulista Rui Torneze teve sua iniciação musical formal aos 11 anos de idade, aperfeiçoando-se em violão erudito com o maestro Carmelo Crisafulli e no Conservatório Marcelo Tupinambá. É fundador e regente da Orquestra Paulistana de Viola Caipira desde 1997. Foi professor de viola caipira da Universidade Livre de Música por 13 anos, hoje denominada Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim.

Formou nos últimos 11 anos, em projetos de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e também de iniciativa própria, mais de 25 orquestras de viola caipira, a maioria no estado de São Paulo, mas também no Rio Grande do Sul (Araricá e Sapiranga), Paraná ( Cascavel e Londrina), Santa Catarina (cidade de Blumenau) e Mato Grosso do Sul (Corumbá). A partir destas agremiações floresceram núcleos de ensino do instrumento e consequentemente, da cultura caipira, que estavam latentes e este processo reavivou.

Tem diversos vídeos, CDs e DVDs gravados, sendo o último CD em de 2010, “Viola sem Fronteiras-Portugal 2010” gravado ao vivo durante turnê em Portugal. Tem quatro livros publicados sobre o assunto, todos pela Editora Irmãos Vitale, sendo “Viola Caipira Instrumental-42 Estudos Progressivos”, publicado em 2011.

O Festival
O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.

Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR; Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML