Notícias

Camerata de violões faz dois concertos em Londrina

  • por Ascom Alea/Doc
  • A Camerata é um dos grupos de referência do Projeto Guri, desenvolvido no estado de São Paulo

A Camerata de Violões de Araçatuba (SP), formada por 16 estudantes do interior paulista, vai fazer duas apresentações em Londrina, dentro da programação do 36º Festival Internacional de Música: na sexta-feira (8), às 18h15, no Teatro Zaqueu de Melo e no sábado (9), às 9h, no Centro Cultural SESI/AML, durante o 20º Simpósio Paranaense de Educação. Os dois espetáculos são gratuitos.

Nos dois concertos, o grupo vai apresentar um repertório que contempla diversos períodos, abrangendo John Dowland e Nicola Paradiso, além de músicas compostas por integrantes do grupo, como “Minha História”, de Viviane Nukamoto dos Santos, aluna vencedora do Concurso de Composição Musical organizado pelo Guri.

A Camerata é um dos doze Grupos de Referência do Projeto Guri – programa sociocultural mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Nascido em 2013, o grupo interpreta repertórios diversificados, explorando toda versatilidade e riqueza do violão. Com uma agenda intensa, tem recebido uma calorosa receptividade pelas salas de concerto por onde se apresenta.

Projeto Guri
O Projeto Guri é considerado um dos maiores programas sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 49 mil alunos são atendidos anualmente em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Serviço:
Camerata de Violões - Grupo de Referência de Araçatuba
Dia: sexta-feira (8)
Local: Teatro Zaqueu de Melo
Horário: 18h15
Ingressos: gratuito

Camerata de Violões - Grupo de Referência de Araçatuba
Dia: sábado (9)
Local: Centro Cultural SESI/AML
Horário: 9h
Ingressos: gratuito

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: BNDES; Vivo, por meio da plataforma VivoTransforma; Unopar; Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A); Caixa; Sistema FIEP/SESI; Vernie Citroen; Vanguard Home; Marajó Fiat; Unimed Londrina; Crillon Palace Hotel e Colégio Maxi. Realização: Ministério da Cultura – Lei Rouanet de incentivo a cultura.
Apoio Cultural: Ação Social Pela Música do Brasil; Projeto Amigos do Guri; Governo do Estado de São Paulo; SINPRO; Sonkey; ABEM; Catedral Metropolitana de Londrina; Rádio Universidade/UEL FM 107,9; Londrina Convention Bureau; Café Itamaraty; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora; Igreja Presbiteriana Central de Londrina; Iate Club Londrina; Artis Collegium; FeComercio-Sesc; SANEPAR, Associação Médica de Londrina; Restaurante Seresta; Clínica Renascer na Serra; Café Três Corações; Centro Cultural Teatro Guaíra; Orquestra Villa Lobos- Instituto Cultural São Francisco de Assis; Orquestra Jovem Paquetá- Espaço Cultural da Grota e Supported by Culture PL.

Outras Notícias

Patrocinadores 36º FML