Janaína Sá (RJ)
Formou-se Bacharel em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música em 2009. É Mestre em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, tendo defendido a dissertação inédita “A Percussão na obra Museu da Inconfidência, de Guerra-Peixe”.
É percussionista extra regular da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) e da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), participando de toda a temporada artística destas orquestras desde 2004, sob a regência de renomados maestros e solistas, como percussionista e timpanista.
Com o Duo Sá de Percussão, formado com seu irmão Pedro Sá, apresentou-se no projeto Prata da Casa da OPES em julho de 2005. Integrou o Quarteto Dínamo de Percussão que se apresentou no Encontro Dias da Percussão 2005 Percussive Arts Society do Brasil na UNICAMP, além de participações no 2o Encontro Internacional de Percussão de Tatuí e no II Encontro Internacional de Percussão da UFF. Com o Quarteto Dínamo e o Duo Bretas-Kevorkian tocou “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky (versão original para piano a quatro mãos acrescida da percussão), em 2006. Em 2007 o quarteto participou da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, interpretando “Profusão 5”, de Frederick Carrilho, obra escrita e dedicada ao grupo.
Em agosto de 2008 participou do Young Artists Festival Bayreuth, realizado na Alemanha. Realizou concertos em Hof com a Orquestra Sinfônica do Festival; em Schwandorf com o Grupo de Percussão; em Thierstein e Wirsberg com o Grupo de Metais e Percussão.
Em 2011 e 2014 participou da PASIC (Percussive Arts Society International Convention), evento internacional de Percussão, realizado em Indianápolis, IN, EUA, assistindo a masterclasses de renomados percussionistas, como Stanley Leonard, Frank Epstein, Anthony Cirone, Morris Lang, Vic Firth, entre outros.
Em maio de 2012 gravou o CD “Luminosidade”, para quarteto de Percussão com músicas de Sérgio Roberto de Oliveira e Mark Hagerty.
Foi professora de Percussão Sinfônica no 33o Festival de Música de Londrina, realizado em Julho de 2013.
Com o Duo Sá de Percussão realizou concerto de gala, no 25o Festival Internacional de Música
Colonial Brasileira e Música Antiga, 2014, em Juiz de Fora (MG). O Duo participou do programa “Partituras” da TV Brasil, onde tocou peças exclusivas para esta formação.