II ENCONTRO NACIONAL DE PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS MUSICAIS

Tema: Projetos sociais: Metodologias Colaborativas e Dialógicas

Este projeto tem como um de seus objetivos reunir coordenadores, gestores, educadores que trabalham com projetos sociais de música a fim de tecer uma rede entre os projetos representados os quais terão oportunidade de compartilhar, discutir conceitos e políticas públicas, sistematização e avaliação de projetos sociais. O conhecimento produzido que resultam em ações sistematizadas pelos projetos sociais vêm se revelando potente para oportunizar às comunidades beneficiadas o acesso a bens culturais e artísticos, ampliando o exercício de cidadania participativa. Serão discutidos e compartilhados as boas práticas sociais capazes de influenciarem nas construção e articulação de políticas públicas que impactem a melhoria de qualidade de vida das comunidades.

PÚBLICO ALVO E PERFIL
Coordenadores e gestores de Projetos Sociais e Pontos de Cultura, Estudantes e professores de música que trabalham em projetos sociais, professores da rede pública da Educação Básica interessados. Serão disponibilizadas 60 vagas para coordenadores de todo o Brasil.

Inscrição: de 20/06 a 30/06 - Página Estrutura Pedagógica -> Módulo 10

Coordenadora Geral: Magali Kleber
Facilitadora: Ligia R. R. Pimenta

Período: 16, 17 e 18 de julho de 2015
Horário: 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h
Carga Horária: 24 horas

O Encontro acontecerá com carga horária de 12 horas na condução das oficinas, pelas manhãs, e 12 horas no acompanhamento das oficinas, no período da tarde para articular e integrar conteúdos, metodologias e facilitar a criação de espaços de aprendizagens e de troca de experiências significativas durante os diversos momentos do encontro.

EXPOSIÇÃO DE BANNERS
Haverá um espaço especifico para um painel coletivo para exposição de Banners dos respectivos projetos participantes com o objetivo de troca e compartilhamento de materiais impressos, CDs, DVDs, sendo, também um momento de congraçamento entre os participantes do Encontro

OBJETIVO

Ao final do Encontro, espera-se que os participantes poderão: Identificar as conexões e as articulações entre as práticas desenvolvidas e as aprendizagens com seus respectivos projetos, bem como ampliar a capacidade de compreensão das experiências significativas e das partes e do todo, de forma sistêmica, incrementado a efetividade das ações desenvolvidas e a participação da diversidade de processos e protagonistas que transitam pelos projetos sociais.

OBJETIVO DA APRENDIZAGEM

Promover espaços de conversação colaborativa entre os participantes tendo como tema organizador da conversa:

  • Focar o panorama atual na área de projetos sociais e promover o reconhecimento e a reflexão a partir das práticas, metodologias e ferramentas desenvolvidas a partir das experiências significativas trazidas pelos participantes, com o propósito de co-construir, de forma colaborativa, uma rede tecida com a bagagem que cada projeto traz, bem como potencializar as possibilidades de descobertas, ações conjuntas e capacidades de transformação, mediante processos colaborativos.

EMENTA

Desenvolver a partir de metodologia colaborativa, reflexiva e dialógica espaços de conversações significativas e de aprendizagens com capacidade de promover e fortalecer as competências dos participantes de forma ampliada e sistêmica para que todos os participantes, juntos, possam, construir modelos de ação para fortalecer as relações, promover a confiança e gerar possibilidades de projetos coletivos, inovadores e de desenvolvimento de habilidades com maior potencial de sucesso e de transformação. Entre as abordagens participativas que estarão presentes, teremos:

  • Rodas de Conversas – proposta com a finalidade de criar condições para um Diálogo entre os participantes, através de uma postura de Escuta e Circulação da Palavra promovendo uma cultura de Reflexão sobre questões propostas aos grupos. Devemos lembrar sempre que o processo vivo da conversação está no centro do aprendizado coletivo e na evolução conjunta das atividades humanas, gerando transformações no contexto que vivemos.
  • World Café ou Café Mundial: que promoverá uma espaço de troca e de pensamento inovador para acessar a sabedoria coletiva para construir possibilidades de atuação em que todos compartilham informações, experiências, propósitos e descobrem novas possibilidades para lidar com os desafios presentes com modelos de gestão , com novos arranjos institucionais, novas abordagens, ferramentas, produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades em que todos participam.
  • Prototipagem: Jornadas rápidas de aprendizagens que promovem reflexão, ação e processos criativos e inovadores.
  • Colheita: organização dos processos desenvolvidos durante o workshop

A metodologia do Encontro será interativa e participativa com a elaboração de material coletivo em processo de co-criação.
Os temas a serem abordados que atuarão como eixos norteadores serão:
• Gestão de projetos
• Mediação de conflitos
• Políticas públicas

PROGRAMAÇÃO

  Quinta - 16/07 Sexta - 17/07 Sábado - 18/07
8h30 - 9h Credenciamento    
9h - 9h30 Boas Vindas e  Mesa de Abertura World Café ou Café Mundial Cenários das experiências e das aprendizagens significativas
  • O que temos?
  • O que queremos?
  • O que precisamos fazer ?
Design Thinking para educadores.
9h30 - 12h Acolhida/Quem somos
Check in
Colheita das Expectativas
12h - 14h Almoço Almoço Almoço
14h - 16h Jornada de Práticas e de Aprendizagens
Projeto Guri  ( SP)
Rodas de Conversas
Jornada de Práticas e de Aprendizagens
Projeto Fiorela (RJ)
Rodas de Conversas
Jornada de Práticas e de Aprendizagens
Staneck /Modelos de Gestão
Rodas de Conversas
16h - 16h30  Café  Café Café
16h30 - 18h Colheita  ( Multi Lentes) Exposição de trabalhos dos projetos participantes ( banners, posters, vídeo, folders, relatos de experiências, etc ) Colheita  (Painel de Descobertas Coletivas)
Próximos passos
Ckeck out/ Fechamento

 

 

Patrocinadores 35º FML