39º Festival de Música de Londrina

Música • Educação • Diversidade Cultural

O Festival Internacional de Música de Londrina firmou-se , ao longo de quase quatro décadas, como um dos eventos mais importantes da agenda cultural do país. Sua 39ª edição será realizada de 10 a 25 de Julho de 2019, organizado em dois módulos: na primeira ofertando o Kids Festival, cursos de música popular, de formação para educadores; na segunda semana cursos de música erudita instrumental e vocal voltados para solistas e grupos como banda, camerata e opera!

Com propostas inovadoras na diversidade de cursos e em todas as atividades oferecidas, o festival cumpre sua missão de proporcionar a todo e qualquer cidadão a oportunidade de participar do evento independente de seu nível.

Além das ações formativas, acadêmicas, científicas e da estrutura pedagógica já intrínsecas ao festival a Programação Artística de alto nível, proporcionando ao público da cidade e região apresentações artísticas diversificada, atingindo um público direto de 30.000 pessoas de todas as idades e classes sociais e indireto incomensurável através da Rádio UEL FM, rádio da Universidade Estadual de Londrina.

MOSTRA NACIONAL E LONDRINA - Com a participação de renomados professores, instrumentistas e grupos reconhecidos no Brasil, esta mostra objetiva proporcionar ao público de Londrina e região acesso a apresentações das mais variadas formações, longe dos grandes centros e capitais, possibilitando a inclusão de novos públicos e ativação de novos circuitos culturais.

 

Festival Internacional de Música de Londrina

39º Edição

Histórico

Em julho de 1979, idealizado pelo Maestro Norton Morozowicz, foi realizada a primeira edição do Festival Internacional de Música de Londrina, evento inicialmente de repercussão regional e estadual mas que em poucos anos já chamava a atenção do País. Com amplo acesso da comunidade, foi criado e fundamentado no ensino, na criação, na performance e na difusão da música instrumental e vocal, principalmente da música brasileira e paranaense.

O Festival Internacional de Música de Londrina começou pequeno, como Festival de Música Barroca e no decorrer dos anos foi crescendo e ampliando seu interesse e ação, consolidando-se nos últimos anos como o "Festival de todas as Músicas".

Fruto de Convênio Tripartite entre a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, Secretaria de Cultura do Município de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina, O Festival Internacional de Música de Londrina foi regulamentado para realizar-se anualmente no mês de julho com a duração de aproximadamente 20 dias e firmado através de Decreto N.º 6528 de 25/01/1990 (Cap. VII, Título IV, Artigo 31) como evento oficial do calendário cultural do Paraná.

Em 1987 foi fundada a Associação de Amigos dO Festival Internacional de Música de Londrina, reconhecida como entidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos, com o compromisso de apoiar o Festival na sua organização, divulgação e captação de recursos.

Em 1990 foi incluída a Música Popular no Festival, oferecendo práticas e cursos de estruturação musical para músicos populares e com a tarefa principal de investir na difusão da música popular brasileira, aquela excluída da mídia comercial.

Em 1994 foi realizado pela primeira vez o SPEM – Simpósio Paranaense de Educação Musical – um dos únicos eventos científicos inseridos em um festival de música do Brasil, focalizando a reflexão e prática em torno da Educação Musical.

Em 2010 foi realizado o 1º Encontro Paranaense de Composição Musical. Este encontro inaugurou um espaço onde os compositores dialogam sobre assuntos e temas diversos sobre composição, além de compartilhar com a comunidade em geral a produção musical paranaense.

 

COMISSÃO DELIBERATIVA


Secretário de Estado da Cultura

João Luiz Fiani


Vice - Reitor da Universidade Estadual de Londrina

Ludoviko Carnasciali dos Santos


Secretário Municipal de Cultura

Caio Julio Cesaro


Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina

Lilian de Almeida (In Memoriam), Presidente



REPRESENTANTES INSTITUCIONAIS


Secretaria de Estado da Cultura do Paraná  / SEEC

Renata Mele

Prefeitura do Município de Londrina

Maria Luisa Alves Fontenelle

Diretora da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina

Cleusa Cacione

Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina / AAFML

Heloiza de Castello Branco

Direção Artística

Prof. Dr. Marco Antonio de Almeida

Direção Executiva

Lilian de Almeida (In Memoriam)

Direção Pedagógica

Profa. Dra. Magali Kleber

Assessoria de Imprensa

Andrea Moncler

Assessoria de Comunicação

Emilia Miyazaki

Projeto Gráfico

Yunommae e Tomé Planejamento Visual

Webmaster

Solange Lorenzo

 

Patrocinadores 39º FIML