Notícias
A história do Choro em Londrina será exibida em documentário no 39º FIML
Nesta segunda-feira, dia 22, o documentário “Londrina Sorri para o Choro”, da jornalista e cineasta Francielly Camilo, será exibido na programação do 39º Festival Internacional de Música de Londrina, no auditório do Centro Cultural SESI/AML, às 19h30. O evento é aberto ao público, mas é necessário a retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo.
Lançado em 2018 no festival Kinoarte de Cinema (Londrina), pela Metafixaproduções, com realização do Clube do Choro de Londrina, o documentário tem 1h40 e relata os mais de 50 anos do Clube do Choro de Londrina, a partir do depoimento de chorões veteranos, aspirantes e entusiastas, resgatando assim a trajetória da associação mais antiga do Brasil.
Dela surgiram músicos que migraram para a cidade no período de expansão urbana em razão da produção cafeeira no norte do Paraná, nomes como Cabeção, Gaúcho, Robertão, Peixoto, Albertinho, Ditinho, que são os grandes responsáveis pelo início das atividades desse gênero musical na cidade, no qual, mesmo após tantos anos ainda atrai mais e cada vez mais, jovens músicos, compositores e amantes do Choro.
Segundo Fran Camilo, como é conhecida, a ideia do documentário surgiu quando ainda cursava a faculdade de jornalismo na UEL, em Londrina e fez um trabalho (semiótica), conheceu uma roda de choro, que começou a frequentar e foi amor à primeira vista. “Com essa primeira experiência escrevi um roteiro de curta-metragem de ficção. Quando fui atrás do Osório Pereza (o Nego), responsável pelo Clube do Choro de Londrina para falar da minha ideia, ele começou a me contar sobre a história do Clube do Choro na cidade e vi que era fantástica! Resolvemos então fazer um documentário”, conta.
A batalha foi grande para conseguir patrocínio e apoio. Foi feita uma campanha de financiamento coletivo. As filmagens foram feitas entre 2015 (durante o festival de música) e 2016 e a edição de imagem, som e montagem em Curitiba. “Não podemos lançar o filme comercialmente porque não temos os direitos das mais de 30 músicas tocadas nas rodas de choro durante o filme. Precisamos de uns 50 mil para isso. Por isso, queremos torná-lo público de forma alternativa, ocupando espaços gratuitos e que as pessoas tenham acesso, como é o caso do Festival de Música de Londrina. Queremos que o filme seja visto pelo maior número de pessoas, porque essa é a nossa história, a nossa cultura. Temos que difundi-la e prestigiá-la. Diz Fran Camilo.
Link para teaser: https://www.youtube.com/watch?v=-klkuopaCLM Facebook: https://www.facebook.com/clubedochorodoc/
Ficha Técnica do Documentário: Direção: Fran Camilo; Produção: Fran Camilo, Luisa Perine, Osório Perez, Juliana Benetti e Sara Hermógenes Câmera: Juliana Benetti, Sarah Barbosa, Luis Mioto, Jaqueline Vieira, Fagner Bruno de Souza e Amanda Abranches; Captação de Som Direto: Luisa Perine; Iluminação: Amanda Abranches; Edição e Finalização: Jeanine Holtrup; Edição de Som: Halyne Czmola; Fotógrafo Still: Marcelo Luiz Zapelini; Motorista da Kombi “Pétala da Mamãe”: Thiago Passetti; Arte do filme: Ricardo Bagge.
Participação: Alberto Barroso, Annalisa Vieira, Charles da Flauta, Edilson Leal, Frederico Henning, Gilberto Guerra, Giovani Faria de Miranda (Fininho), Guilherme Araújo Villela, João Gabriel Alves, José Luís da Silveira Baldy, Julia Hagivara, Magali Kleber, Osório Perez (Nego), Pedro Moretto, Ramon Maciel Romano, Roberto Guerra Neto (Robertão), Roberto Souza (Robertinho), Rosana Erthal, Solange Batigliana, Vitor Hugo Gorni e Wellington Filho.
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.
Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.
Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.