Notícias
Mundana Refugi e a música do mundo
Formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do planeta, a Orquestra Mundana Refugi faz uma apresentação imperdível neste domingo (21) dentro da programação do 39º FIML "Unopar Apresenta" às 16h30 no Anfiteatro do Zerão. Um programa gratuito para toda a família.
Criada há 15 anos pelo compositor e multi-instrumentista Carlinhos Antunes para reunir músicos profissionais de diversas etnias e culturas conta com músicos da França e de Cuba e de diversas regiões do Brasil, foram somados músicos e cantores da Palestina, Síria, Congo, Haiti, Irã e Guiné-Conacri.
O projeto REFUGI nasceu no Sesc São Paulo através de oficinas musicais gratuitas com o objetivo de, principalmente através da música, acolher e integrar pessoas que por escolha ou necessidade hoje têm a cidade de São Paulo como sua casa. Além da formação da orquestra, foram realizadas diversas oficinas e bate-papos, sempre no Sesc Consolação, com o objetivo de contribuir para a diminuição das barreiras do preconceito e de gerar conhecimento, promovendo o encontro e a troca de experiência entre pessoas.
No repertório da orquestra, estão composições de Carlinhos Antunes e temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné-Conacri, Congo e Brasil, com arranjos criados especialmente para a formação. Cantos tradicionais árabes e persas são trazidos para arranjos que comportam também o canto brasileiro, com interpretações de cantoras Oula Al-Saghir, da Síria/Palestina, e Mah Mooni, do Irã, ao lado da brasileira de Mato Grosso do Sul Paula Mirhan. Já temas que propõem o diálogo África-Brasil têm as vozes de Mariama Camara, da Guiné-Conacri, e de Leonardo Matumona e Hidras Tuala, ambos do Congo.
Com vozes vindas de tantos cantos e instrumentos que vão do kanun ao acordeom, passando pelo piano, violino, cítara chinesa, bouzouki e tantos outros, as apresentações da Orquestra têm confirmado que, se existe uma forma de comunicação que ultrapassa qualquer fronteira e cria um lugar comum a todos, essa forma é a música.
Músicos da orquestra:
Carlinhos Antunes - cordas e direção musical - Brasil
Abou Cissé - percussão - Guiné-Conacri
Arash Azadeh - kemanche - Irã
Beto Angerosa - percussão - Brasil
Claudio Kairouz - kanun árabe - Brasil
Daniel Muller - acordeon - Brasil
Danilo Penteado - piano - Brasil
Hidras Tuala - voz - Congo
Leonardo Matumona - voz - Congo
Luis Cabrera - saxofone - Cuba
Mah Mooni - voz - Irã
Maiara Moraes - flauta - Brasil
Mariama Camara - voz e percussão - Guiné-Conacri
Mathilde Fillat - violino - França
Nelson Lin - cítara de martelo - Brasil/China
Oula Al-Saghir - voz - Palestina/Síria
Paula Mirhan - voz - Brasil
Pedro Ito - bateria - Brasil
Raouf Jemni - kanun turco - Tunísia
Rui Barossi - contrabaixo - Brasil
Yousef Saif - bouzouki - Palestina
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.
Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.
Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.