Notícias
Água de Moringa: tradicional com tempero moderno
Uma das apresentações mais aguardadas do 39º FIML, o Água de Moringa sobe ao palco do Teatro Ouro Verde para celebrar 30 anos de trajetória nesta quinta-feira (18), a partir das 20h30. Os ingressos podem ser adquiridos por R$20,00 e R$10,00 (meia entrada) através do site Sympla ou na Loja Ciranda.
Fundado 1989, o Água de Moringa conta com músicos com formação acadêmica e vivência popular em rodas de samba e choro. O conjunto mantém a mesma formação desde o início com Rui Alvim (Clarinete, Clarone), Marcílio Lopes (Bandolim, Violão), Jayme Vignoli (Cavaquinho), Luiz Flávio Alcofra (Violão), Josimar Gomes Carneiro (Violão de sete cordas) e André Boxexa (Percussão, Bateria).
“Preparamos um show comemorativo dos 30 anos com resgates de obras que já gravamos e também, algumas peças do nosso próximo trabalho. Teremos músicas de autoria do Jayme Vignoli, e também os clássicos Radamés Gnatalli, Guerra Peixe, Pixinguinha e Jacob do Banbolim. O show tem a nossa cara: uma mistura do tradicional com um tempero de contemporaneidade que a gente costuma usar”, revela o violonista Josimar Carneiro.
O grupo gravou o primeiro CD - “Água de Moringa"-, em 1994, indicado para o prêmio Sharp na categoria melhor grupo instrumental e lançado na Europa, Ásia e América do Norte. Com a boa repercussão, fizeram shows na França e Portugal. O segundo disco, "Saracoteando", de 1998, recebeu dois prêmios Sharp na categoria instrumental: melhor grupo e melhor arranjador (Josimar Carneiro). Em 2000, lançaram um terceiro CD, com músicas inéditas de Pixinguinha.
Todos os músicos desenvolvem carreiras paralelas, tocando com outros artistas mas conseguiram manter a afinidade e atividades do conjunto. Para o músico Josimar Carneiro, celebrar 30 anos é um privilégio. “Trinta anos é uma vida. Acho que aprendemos muito um com o outro, fomos muito cúmplices e essa história contribuiu para o crescimento do grupo e também no nosso crescimento individual. Somos muito amigos. É um privilégio fazer parte de um grupo tão longevo e ainda ativo e cheio de novidades.”
De volta ao FIML
O músico Josimar Carneiro já participou de várias edições do Festival em Londrina e retorna agora para ministrar aulas e se apresentar com o Água de Moringa. “É uma emoção muito grande voltar a Londrina e rever antigos alunos e colegas. É muito bom ver, que mesmo com as dificuldades que a área cultural está enfrentando, com esse desmonte que a vive, o Festival se apresenta com essa qualidade artística, técnica e pedagógica... é realmente, um barato!”
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria
de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.
Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.
Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.
Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.