Notícias

Uma noite Barroca com Bach e Vivaldi

  • por Ascom Alea/ Doc
  • O pianista Allan Duarte Manhas será um dos solistas da noite (Foto: Divulgação)

A Camerata Unopar do 39º Festival Internacional de Música de Londrina faz sua estreia nesta quarta-feira (17) às 20h30 no Teatro Ouro Verde homenageando o Barroco, considerado um dos períodos musicais mais longos, revolucionários e importantes de música ocidental.

O evento Unopar Apresenta Via o Barroco tem a regência do maestro Glenn Block e a participação dos músicos Allan Duarte Manhas, Havilá Porto, Cícero Cordão e Maurílio Teles, interpretando obras de Bach (Concerto para Piano em Lá maior), Villa-Lobos (Bachianas Brasileiras nº 5, Aria) e Vivaldi (Concerto para 2 Trompetes em Dó maior). Os ingressos custam R$20,00 e R$10,00 e já estão à venda pelo site Sympla e também na Loja Ciranda.

O pianista Allan Duarte Manhas será o solista do Concerto para Piano em Lá maior e comenta que este é o quarto de cinco concertos solo composto por Johan S. Bach.

“Ele já havia passado dos 50 anos, e vivia um período de bastante maturidade composicional. É um concerto cheio de vida, muito alegres, especialmente no 1º e o 3º movimento, que apresenta a forma já conhecida do Barroco com partes em conjunto e partes mais leves, onde o piano se sobressai. O 2º movimento é um lamento, muito lírico e harmonicamente muito interessante”, diz o pianista.

Concerto para Trompetes

A obra de Antonio Vivaldi também será celebrada nesta noite com o Concerto para 2 Trompetes em Dó maior, com a participação dos trompetistas Maurílio Teles e Cícero Cordão, que explica que concerto é notável por ser uma mais conhecidas obras do compositor, e pouco se sabe sobre ela.

“A obra é composta de três movimentos. O 1º e 3º são alegro e são chamativos como fanfarra, impulsionados pelo vigoroso ritmo das cordas. O largo central (2º movimento) serve basicamente como uma ponte entre os dois movimentos (1º e 3º) onde os solistas não são ouvidos e as cordas passam por uma série de acordes repetidos não melódicos”, informa Cícero Cordão.

Currículos

Glenn Block: Glenn Block é o diretor de orquestras e professor de regência na Universidade de Illinois (EUA). De 1983 a 2007, ele liderou o programa Kansas City Youth Symphony para ser um dos maiores e mais reconhecidos programas de sinfonia juvenil do país. Antes de ir para Illinois no outono de 1990, Block trabalhou por quinze anos como Diretor de Orquestra e Professor de Regência no Conservatório de Música da Universidade do Missouri - Kansas City e Diretor Musical da Kansas City Civic Orchestra. Glenn Block é amplamente reconhecido como professor de regência, realizando master classes nos Estados Unidos, Canadá, Europa e América do Sul.

Allan Duarte Manhas: Allan Duarte Manhas finalizou com louvor o Bacharelado em música na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, na classe do prof. Fernando Corvisier. Após período de estudos na Ucrânia transfere-se em 2008 para a

Alemanha. Em 2012 obtém o título de mestre e em 2014 finaliza a pós-graduação em piano solo (Konzertexamen) pelo Instituto de Música da Universidade Martin-Luther de Halle-Wittenberg, na classe do Prof. Marco Antonio de Almeida. Com premiações em festivais e concursos nacionais e internacionais, tem se apresentado no Brasil, Chile, Argentina, Ucrânia, Bélgica, Lituânia, Rússia, Estados Unidos e Alemanha. Foi docente e pianista do Instituto de Música da Universidade Martin-Luther em Halle (Saale) entre 2011 e 2016. Atualmente reside em Berlim, onde atua como pianista e professor de piano nas escolas estatais de Música de Berlim-Central e Berlim-Schöneberg.

Havilá Porto: Soprano londrinense iniciou seus estudos de técnica vocal e canto lírico aos 9 anos no Conservatório Musical Carlos Gomes com a professora Valeria Brum. Destacou-se como solista em diversas montagens líricas e cenas de ópera em várias edições do Festival Internacional de Música de londrina. Em julho de 2017, foi selecionada dentre os 50 candidatos de todo o Brasil, onde participou da Academia Canto em Trancoso (Bahia) onde passou uma semana de práticas e técnicas de canto com renomados professores da Europa.

Cícero Cordão: Bacharel em trompete em 1992 na UFPB e mestrado em performance na UNIRIO em 2010 orientado pelo prof. Dr. Nailson de Simões. Em 2008 concluiu sua pós-graduação em educação musical na UEL. Recebeu orientação de renomados professores nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: Charles Schulueter, Fred Mills, Nailson Simões, Anor Luciano, Gilberto Siqueira, Fernando Dissenha, entre outros, também dividindo o palco com os mesmos em várias ocasiões. Desde 1993 é 1º trompete e solista da Orquestra Sinfônica da Universidade de Londrina (OSUEL) e do Quinteto Metais do Paraná.

Maurílio Teles: Iniciou o estudo de trompete na Banda Marcial Municipal de Emilianópolis e Flórida Paulista-SP aos 15 anos. Graduou-se em Licenciatura Musical na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e ao longo do tempo vem participando dos mais conceituados festivais, master class e projetos musicais. Tem sido constantemente convidado para participar junto a Orquestra da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), bem como a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (OJESP).

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts,

Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Diase Loja Ciranda.

Outras Notícias