Notícias

Um Jogo Chamado Música

  • por Ascom Alea/ Doc
  • A professora Teca Alencar de Brito lança livro nesta quarta-feira na DAC (Foto: Divulgação)

A professora e pesquisadora Teca Alencar de Brito lança nesta quarta-feira (17) o livro “Um Jogo chamado Música”, dentro da programação do 39º Festival Internacional de Música de Londrina, a partir das 17h na Divisão de Arte Cênicas da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 193).

A autora compartilha vivências de uma trajetória de mais de 40 anos como educadora, pesquisadora e professora, e propõe aqui a música como um jogo de “repetir diferente”. Um jogo em que a experiência musical é continuamente reinventada em cada contexto, tempo e lugar, com as ferramentas singulares de cada pessoa ou grupo.

Ao final, um glossário de termos musicais e uma galeria de imagens do ambiente sonoro-musical em que a autora desenvolve suas atividades. O leitor poderá ainda acessar o site do livro, com áudios produzidos pela autora, alunos e alunas, amigos e amigas da Teca Oficina de Música

Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (SP), bacharel em piano e licenciada em Educação Artística (habilitação em Música). Professora e pesquisadora no Departamento de Música da ECA-USP, criou, há 34 anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical em São Paulo voltado à formação de crianças, jovens e adultos. Produziu sete cds documentando o trabalho musical desenvolvido com crianças e adolescentes. É autora dos livros Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança, Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical e Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música e de educação e dos livros-cd Quantas músicas tem a música? ou Algo estranho no museu! e De roda em roda: brincando e cantando o Brasil, todos pela Editora Peirópolis, além de capítulos de livros e vários artigos na área da educação musical. É membro do Fórum Latino-americano de Educação Musical — FLADEM.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação

Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Loja Ciranda.

Outras Notícias