Notícias

Brasil raiz em cena

  • por Ascom Alea/ Doc
  • Andréa dos Guimarães Foto: Omar Paixão

A brasilidade da voz de Andréa dos Guimarães vai se unir ao violeiro João Paulo Amaral em um show nesta quarta-feira (17) às 17h15 no Centro Cultural SESI/ AML. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados 1h antes da apresentação.

Os artistas fazem parte do Conversa Ribeira, grupo que representou o Brasil em festivais no México e Portugal. Após lançar o 1º CD em 2007, o Conversa Ribeira foi selecionado no Projeto Pixinguinha (FUNARTE, 2007) e no programa Rumos Itaú Cultural (2008). Também recebeu o prêmio Inovação do Festival Voa Viola (2011), e também ao lado de artistas consagrados como Guinga, Mônica Salmaso, Paulo Freire, Inezita Barroso.

Em Londrina, os dois artistas apresentam seus trabalhos solos, além de também se reunir para reverenciar a música caipira, apresentando clássicos do gênero e outras canções que se relacionam com este universo, através de um olhar sensível que busca exaltar a expressividade de cada narrativa.

“Vou fazer algumas canções cantando e tocando piano, apresentando o repertório do meu disco solo, e o João Paulo Amaral vai fazer algumas composições dele. No final nós vamos fazer juntos o repertório do Conversa Ribeira, grupo que integramos. Será um momento de entrar em contato com nossas personalidades musicais individuais em contraponto com o entrosamento que desenvolvemos com os dezessete anos de convivência no grupo”, revela Andréa dos Guimarães.

A cantora e pianista Andrea dos Guimarães é bacharel em Música Popular e mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Durante 06 anos compôs o Garimpo Quarteto, grupo de música instrumental com voz, com um disco gravado. Realizou shows em Espanha, Portugal e Uruguai apresentando seu álbum solo intitulado Desvelo, onde canta e toca ao piano arranjos de canções da música popular brasileira.

O violeiro João Paulo Amaral pesquisa a viola caipira há mais de quinze anos, e com experiência nacional e em palcos de Portugal, Espanha, México e Inglaterra. O músico se destaca ao propor novos caminhos musicais para a centenária viola caipira. Pós-graduado pela Unicamp, foi pioneiro ao defender o primeiro mestrado em música sobre a viola caipira do país, com pesquisa sobre o lendário violeiro Tião Carreiro.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf e Grupo Marajó.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Diase Loja Ciranda.

Outras Notícias