Notícias

O Xodó dos violões

  • por Ascom Alea/ Doc
  • A apresentação será com os músicos Marco Pereira e Paulo Bellinati. Foto: Tarita de Souza

Os violonistas paulistanos Marco Pereira e Paulo Bellinati celebram uma parceria musical de quase cinco décadas, marcada por afinidades, técnica e dedicação à música brasileira e ao violão. No 39º FIML eles realizam o show “Xodós” pelo evento “Sanepar apresenta”, neste domingo (14), às 20h30, no Teatro Ouro Verde. Com ingressos a 20 reais a inteira e 10 a meia.

O repertório é composto por arranjos instrumentais especialmente elaborados pelos instrumentistas para sucessos de Dominguinhos como "Eu Só Quero Um Xodó", "Isso Aqui Tá Bom Demais" e de Dilermando Reis como "Uma Valsa e Dois Amores" e "Se Ela Perguntar", além de composições próprias arranjadas especialmente para a formação de dois violões.

Paulo Bellinati
Violonista, guitarrista, compositor e arranjador. Estudou violão clássico com Isaías Sávio. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. De1975 a 1980, viveu na Suíça, onde continuou seus estudos em Genebra elecionou no Conservatório de Lausanne. Sua atuação tem reconhecimento em âmbito internacional. Foi um dos representantes brasileiros, ao lado de Cristina Azuma, Gabriel Improta e a Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música, do evento "Panorama Internacional do Violão", que ocupou a Sala Cecília Meireles (RJ), em 2000, com recitais e master classes.

Marco Pereira
Violonista, compositor, arranjador e produtor. Estudou violão na capital paulista, sob orientação do mestre uruguaio Isaías Sávio, e cursou Teoria Musical no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e na Universidade de São Paulo (USP). Viveu na França por 5 anos, onde recebeu o título de Mestre em Violão pela Université Musicale Internationale de Paris e defendeu tese sobre a música de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne. Em Paris, recebeu forte influência jazzística e também de música latinoamericana, o que caracterizou, especialmente, seu trabalho de composição. Dono de vastíssima discografia, vem mantendo intensa atividade como solista no Brasil e no exterior ao longo de sua carreira. Suas composições estão editadas pela Editora Lemoine, de Paris, e têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes europeus. É professor adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Repertório do Show: Amigo Leo (Marco Pereira); O choro de Juliana (Marco Pereira); Café compradre (Marco Pereira); Santo Amaro (Marco Pereira); Uma valsa e dois amores (Dilermando Reis); Magoado (Dilermando Reis); Se ela perguntar (Dilermando Reis); Xodó da bahiana (Dilermando Reis); Fandango (Paulo Bellinati); Jongo (Paulo Bellinati); De volta pro aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel); Gostoso demais (Dominguinhos e Nando Cordel); Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia); Isso aqui tá bom demais (Dominguinhos e Nando Cordel) e Lamento sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil).

Serviço:
Show Xodós: violonistas Marco Pereira e Paulo Bellinati. Domingo,14 de julho.Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão,85). Início às 20h30. INGRESSOS: online, pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br). Valor: R$20 (inteira) e R$10 (meia) - na plataforma Sympla é cobrada uma taxa de 10% de serviço. Também na Loja Ciranda (Rua Pref. Hugo Cabral, 656).

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf, Grupo Marajó.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Loja Ciranda.

Outras Notícias