Notícias

Um trio Paranaense

  • por Ascom Alea/ Doc
  • Trio Paranaense formado por Winston Ramalho, Adriane Savytzky e Luiz Guilherme Pozzi. (Foto: Divulgação)

A programação artística do 39º FIML prossegue neste sábado (13) com um recital com três dos mais proeminentes instrumentistas clássicos do Paraná: Winston Ramalho (violino), Adriane Savytzky (violoncelo) e Luiz Guilherme Pozzi (piano). A apresentação será no Teatro Crystal e os ingressos custam R$20,, e R$10,00 (meia entrada)

No programa serão apresentadas obras de Sergei Rachmaninoff (Andante da Sonata para Violoncelo e Piano, Op. 19), Richard Strauss (Sonata para violino e piano, Op. 18) e Johannes Brahms (Trio em Dó menor, nº 3, Op.101).

Winston Ramalho Começou a estudar violino aos 8 anos. Na Áustria estudou música de câmara. Foi primeiro lugar de vários concursos nacionais e internacionais, e participou em concertos e recitais de câmara no Brasil, Áustria, Alemanha, Hungria, Itália, Croácia, Bélgica, com renomados grupos e músicos. Também se apresentou como solista e camerísta em consagradas salas de concerto, e solista de importantes orquestras brasileiras. Leciona nos principais festivais do Brasil e América do Sul, é diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba e Camerata Antiqua de Curitiba.

Adriane Savytzky estudou violoncelo na EMBAP onde se graduou em 1983. É convidada regularmente como professora e recitalista em diversos festivais de música no Brasil e na Europa. Atuou como professora da Escola de Música da Ospa. Professora convidada do 12º “Suzuki Method World Convention” em Dublim, Irlanda. Integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa e ocupou o cargo de primeiro cello da “Salzburg Chamber Soloists” e da “Deutsche Kammerakademie Neuss Am Rhein” (Alemanha). Atualmente é membro do Amade Trio Salzburg e primeiro cello da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Luiz Guilherme Pozzi é bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós-graduação pela Escola Superior de Música de Freiburg, e pela Universidade de Música e Artes Dramáticas de Graz, na Áustria. É mestre em música pela Unicamp e doutor em música pela USP. Possui grande experiência como pianista recitalista, camerista e solista de orquestra. Seu CD de estreia, gravado ao vivo com a Sonata Op. 5 de Brahms e a Sonata em si menor de Liszt, ganhou a categoria revelação do 26º Prêmio da Música Brasileira. Ensina piano e música de câmara na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), é professor de piano na Faculdade Santa Marcelina e na USP.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo, Midiograf, Grupo Marajó.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Loja Ciranda.

Outras Notícias