Notícias

Cursos e Oficinas da 39º FIML começam segunda

  • por Ascom FIML : Alea/Doc
  • Aulas de guitarra em 2018. Foto: Equipe Elvira Alegre

Centenas de estudantes de música de Londrina e região, além do Paraná todo e de outros estados brasileiros participam dos cursos e oficinas da 39ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). Eles serão recepcionados neste sábado e domingo (dias 13 e 14), no Colégio Hugo Simas, quando receberão crachás e farão o teste classificatório. No domingo de manhã, também acontece a recepção dos professores.

O FIML traz na grade pedagógica um cardápio de cursos diversificado, de alto nível, envolvendo professores dos mais diferentes contextos de atuação, educadores que atuam nas escolas brasileiras, além de músicos e grupos que são referência na área. Entre os dias 15 e 25 de julho serão 49 professores, reconhecidos no Brasil e no Exterior ministrando 59 cursos, em seis módulos, distribuídos em Cursos de Regência; Instrumentos; Música Popular; Prática de MPB e Jazz; Voz; Estruturação Musical, Cursos e Oficinas e o Kids Festival, voltado para crianças. Este ano, dois cursos também serão realizados na cidade de Apucarana: Corpo e Voz para a 3ª Idade e Banda de Garagem.

O Festival tem como compromisso atender desde o nível iniciante até o especializado. Todos são aceitos mediante uma avaliação para atender aos diferentes níveis. Os alunos são organizados em classes, de acordo com o conhecimento de forma classificatória. Este é um diferencial do FIML em relação a outros festivais do país: “ninguém volta para casa”, como dizem os organizadores.

Kids e Terceira idade
O Festival Internacional de Música de Londrina conta com um módulo completo dirigido às crianças. Assim, elas podem participar de cursos e atividades especiais, numa verdadeira colônia de férias, em que a música, a integração e a diversão norteiam as atividades. A metodologia e a expertise dos professores permitem que em pouco tempo, os grupos formados realizem performances que encantam o público. As oficinas especiais destinadas às pessoas com mais de 60 anos consistem em uma prática musical lúdica, uma experiência inovadora de aprendizagem para quem quer conhecer e desenvolver novas habilidades.

QG e espaços pedagógicos
O QG do evento será o Colégio Hugo Simas, pelo segundo ano consecutivo, que fica a Rua Pio XII, 195. Além do QG outros locais serão ocupados pelo festival e transformados em espaços de cursos e aulas como a Divisão de Música da UEL (R.Tupi, 210); Divisão de Artes Cênicas da UEL (Av. Celso Garcia,205); Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias (R: Belo Horizonte, 1236); Teatro Ouro Verde (Calçadão); Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL (Rua Piauí,720); Hotel Bristol (R.Goiás,877); Centro Cultural SESI/AML (R. Maestro Egídio do Amaral – em frente a Concha Acústica); Auditório Sonkey (R. Sen. Souza Naves,9); Sec. Da Cultura/Sala Artigas (R. Maestro Egídio do Amaral,110); Primeira Igreja Batista (R.Pará,76 A) e os Centros de Convivência da Pessoa Idosa das regiões Leste e Oeste.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. Pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Curadoria: André Siqueira, Janete El Haouli e José Marcello Casagrande. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Unopar, Sanepar, Cacique, Unimed, Sistema FIEP/SESI, Plaenge/Vanguard Home, e Dentalclean.

Copatrocinadores: Sinpro, Laborsolo e Midiograf.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, Fecomércio-PR/SESC, Associação Médica de Londrina, Crystal Palace Hotel, Bristol Hotéis Resorts, Crillon Palace Hotel, Bar Valentino, Brasiliano Bar, Menina Bar, Casa Von Borstel. Projeto Guri, Escola de Música da Rocinha, Arte & Vida Centro de Convivência, Associação Cultural e Recreativa Illuminare, Instituto GPA, Ação Social pela Música do Brasil, Associação Solidariedade Sempre, Artis Colégium, Cultural Inglês e Espanhol, APP Sindicato,. Colégio Aplicação (UEL), Colégio Hugo Simas, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9 e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Outras Notícias