Kalinka Damiani (SC)
Graduada e pós graduada em música, estudou com Neyde Tomas e integrou o projeto “Tela Lírica”, intercâmbio do Teatro Guaíra e Universidade e Conservatório de Adria, Itália.
Entre suas premiações estão: Melhor soprano leggero, Melhor intérprete de Mozart e Prêmio do público no Concurso Maria Callas; 1º lugar Concurso Carlos Gomes; Troféu ABAL - melhor intérprete de Carlos Gomes; 1º Prêmio no Concurso Aldo Baldin; 1º lugar – Concurso Bianca Bianchi.
Atuou nas óperas L’Elisir d’Amore, La Traviata, Die Zauberflöte, I Capuleti e I Montecchi, Zaíra, La Serva Padrona, Il Guarany, Rigoletto, O Empresário, O Rapto do Serralho, Giulio Cesare, L´ Enfant et Le Sortilèges, A Viúva Alegre, O Barbeiro de Seviglia, Lucia di Lammermoor, La voix humaine e recentemente, Cosi fan Tutte. Em concerto foi solista da Nona Sinfonia e Fantasia Choral de Beethoven, Requiem de Mozart, Missa Sta Cecilia de Gounod, A Criação de Haydn, Messiah de Handel, Carmina Burana de Orff, Gloria de Vivaldi, A Floresta do Amazonas de Villa-Lobos e Les Illuminations de Britten.
Gravou o CD Carmina Burana lançado na Alemanha com a Camerata Antíqua de Curitiba e o DVD Madrigali D’Amore com o grupo Cantus Firmus.
Criou os projetos “Pisando no Palco” de prática de repertório e “Cirandas” premiado pela Funarte com a música de Villa Lobos.
De sua performance em La Traviata a revista Opera Actual de Barcelona manifestou: “sobresalió Kalinka Damiani con una excelente preparación a nível vocal e interpretativo, com una voz de timbre elegante (...)
Desde 2011 leciona no Festival de Música de Londrina somando 10 produções com os alunos da classe de ópera
Partituras:
João e Maria
Carmen