• Fernando César (DF)

Fernando César (DF)

O violonista Fernando César iniciou sua vida musical em 1981 no Clube do Choro de Brasília apresentando-se pela primeira vez junto com seu pai José Américo e seu irmão Hamilton de Holanda. Logo após os irmãos foram “batizados” como os Dois de Ouro, por Pernambuco do Pandeiro.
Tocou com grandes nomes do música brasileira, como: Altamiro Carrilho, Raphael Rabello, Armandinho Macedo, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Dino Sete Cordas, Marco Pereira, Hermeto Pascoal. Sivuca, Sebastião Tapajós, Paulo Moura, Heraldo do Monte, Paulo Sérgio Santos, Joel Nascimento, Déo Rian, Carlos Poyares, Raul de Barros, Léo Gandelman, Zé Menezes, Wagner Tiso, Vittor Santos, Henrique Cazes, Turíbio Santos, Carlos Malta, Monarco, Nelson Sargento, Dominguinhos e outros.
No Dois de Ouro gravou três CD’s. Participou também de dois cd’s de Hamilton de Holanda: I Prêmio Visa Instrumental(1998) e Hamilton de Holanda (2002). Seu violão está em diversos cd’s de artistas de Brasília. Em 2005 gravou os violões de 7 cordas do CD Meu amigo Geraldo Pereira de Nadinho da Ilha (Rob Digital). Além dos CD’s dos grupos Aquattro e Choro & Companhia, tem dois LP’s gravados com o grupo Choro Livre.
Participou de diversos shows em países como França, Áustria, Turquia, África do Sul, Colômbia, Uruguai, Republica Dominicana, Haiti, Gana, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Argélia, Tunísia, Israel e Palestina. Nos shows pelo Brasil destacam-se o Free Jazz Festival em 2000 e Projeto Pixinguinha 2007/2008.
Atua, também, como produtor e diretor musical,
Desde 2002 é professor de Violão na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, e de 2004 à 2010 passou a acumular também a função de coodenador da Escola, a primeira no mundo, voltada para o ensino do Choro.
Ministra frequentemente cursos pontuais e oficinas de violão e de prática de conjunto em festivais, encontros e eventos diversos.

Lançou seu primeiro cd solo intitulado 3 por 4 em dezembro de 2010.
No ano de 2016 montou seu mais recente trabalho: Fernando César e Regional com o qual vem realizando shows em diversas cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Santos, Araras e Brasília, e em 2017 lançou o álbum Tudo Novamente.

Voltar