QUARTETO RADAMÉS GNATTALI

QUARTETO RADAMÉS GNATTALI
Carla Rincon 1o violino I Andréia Carizzi 2o violino I Marco Catto, viola I Hugo Pilger, violoncelo


Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013 e Prêmio da Música Brasileira 2017 e, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay, os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Além da obra integral de Villa-Lobos, a discografia do grupo inclui os seguintes álbuns: Quarteto Radamés interpreta Ricardo Tacuchian - obra integral (2014), As 4
Estações Cariocas (2011), Prelúdio 21 - Quarteto de Cordas (2011) e Quadro Brasil (2008) e DVD Rio 450 Graus, com direção de Paulo Fontanelle (2015). Em 2016, comemorando os 10 anos de existência do quarteto e os 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali, o CD, Radamés toca Radamés, com a obra integral de Gnattali para quarteto de cordas e o CD Brasil de Tuhu, vol. 1, com obras do Guia Prático de Villa-Lobos. Em 2018 está previsto o lançamento da obra integral de Guerra-Peixe. Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, se apresentam regularmente em festivais tais como Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Festival Villa-Lobos, Festival de Música de Morelia (México), Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de turnês pela Europa, África, América do Sul e do Norte. No ano de 2017 o quarteto comemorou os 130 anos de nascimento de Heitor Villa- Lobos com dezenas de concertos pelo Brasil e, no exterior, nas cidades de Assunção, Viena e Nova York, no famoso Carnegie Hall. No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos que atualmente são veiculados em diversos países e pelo nono ano consecutivo, realiza o projeto Brasil de Tuhu, levando a música desse compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.
"A interpretação do Quarteto Radamés Gnattali me deixou com os olhos rasos d'água. Não percam" (Opera Today website-US).
" As interpretações são marcadas por uma energia intensa, matizadas por um toque de nostalgia” (The Strad magazine-UK).
"O Quarteto Radamés Gnattali captura toda a pungência e a vibração dessa monumental obra de Villa-Lobos: A Integral dos 17 Quartetos de Cordas. Os resultados são espetaculares" (All Strings Magazine-US).
"Quarteto Radamés Gnattali, (...) segue em frente em seu intuito de inventariar os quartetos de cordas dos principais compositores brasileiros" (Revista Continente-Recife-Pernanbuco).
“Está na praça a integral dos quartetos de cordas de Villa-Lobos, gravada pelo Quarteto Radamés Gnattali. Gravação da melhor qualidade técnica e musical (...) têm uma carga forte de expressividade, e merecem uma visita tranquila"
(jornal O Globo - Rio de Janeiro-RJ).
"Villa-Lobos para Ouvir e Ver de Joelhos... O lançamento em DVD e BluRay de A Integral dos Quartetos de Cordas de Heitor Villa-Lobos pelo Quarteto Radamés Gnattali, do Rio de Janeiro, é algo de tal importância, que por si só já mereceria um grande elogio. O cuidado na produção é tal que temos de nos deter em alguns detalhes, todos fascinantes (jornal Gazeta do Povo - Curitiba-PR).
“Não há como não admirar o trabalho do Quarteto Radamés, as execuções são homogêneas, primando pela qualidade técnica elevada e pela rara sensibilidade artística (jornal A Gazeta - Vitória- ES).

www.quartetoradames.com.br


Voltar