09.04 - Barroco e sua Retórica Musical - Forma, Afeto e Discurso de Monteverdi a Telemann.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a velocidade das transformações sejam de assuntos corriqueiros como de qualquer área do conhecimento tem sido, absurdamente rápida, quando comparamos com o início do século passado e os anteriores.
Os termos acadêmicos tem se modificado em função desta velocidade e mudança na forma de pensar sobre os diversos assuntos.
O termo Música Antiga que era difundido e amplamente utilizado, hoje se torna não apenas de uso específico ao que era considerada a música medieval, renascentista e ou barroca e, quase sempre ligada à sua interpretação com cópias e instrumentos de época. Uma canção dos Beatles pode ser considerada uma música antiga dentro do repertório do rock e tem seus aspectos historicamente informados, seguramente, mas a questão não se dirige a este foco.
O que se pretende com a utilização do termo MHI – Música Historicamente Informada – é a localização em tempo e espaço de uma atividade bastante difundida em todo o mundo com características próprias ao seu objeto e ação. E isso justifica inicialmente a proposta de um curso que acompanha esta mudança de paradigmas dentro da nomenclatura de atividades relacionadas ao estudo, prática e performance deste repertório.
EMENTA
O curso é destinado a todo aquele que esteja disposto a tocar e/ou cantar, mas fundamentalmente a aprender, formas e maneiras de interpretação de melodias medievais, canções e/ou peças solo instrumentais do renascimento e a música instrumental e/ou vocal do barroco. Visa realizar a prática consciente e fundada em fontes destes distintos repertórios, baseando-se em tratados e métodos que indicam uma realização e pensamento, retórica e uma tradição musical da época escolhida.
Sendo um período abrangente (considerando que é a prática musical desde o século XI como as monodias religiosas seguidas pelas trovadorescas, passando pelo repertório polifônico renascentista às formas de câmera e operísticas do século XVIII) os alunos podem escolher o repertório que mais atenda o interesse em fazer música com o período desejado. Seguem abaixo sugestões na Bibliografia dos distintos períodos citados);
Seguida à escolha do repertório (adequado ao nível dos alunos inscritos) serão realizados Masterclasses onde os inscritos poderão observar e experienciar os distintos elementos pontuais que fazem parte de cada estilo dentro da música medieval, renascentista e barroca;
Não há necessidade de ter instrumentos antigos, assim que, este curso se propõe a trabalhar também com instrumentos modernos e buscar sonoridades e formas de interpretação adequadas ao repertório;
Havendo staff suficiente e com nível adequado cantores e instrumentistas, poder-se-ia montar um prólogo de uma ópera barroca de Lully ou Handel.
Perfil para alunos ativos: - Instrumentistas ou cantores com interesse nestes períodos históricos e que queiram desenvolver peças solo e/ou em conjunto; - Disponibilidade e dedicação para a realização de ensaios necessários a fim de preparar o repertório proposto e escolhido; - É desejável a inscrição de alunos que possuam instrumentos antigos, embora não seja uma condição excludente;
Perfil para alunos ouvintes: Disponibilidade para frequentar os horários previstos para o curso.