07.02 - Trilha Sonora para Cinema e TV (Nivel II)

Curso voltado para a prática de composição musical para audiovisual, direcionado para os interessados em atuarem como compositores de trilha sonora. Visa capacitar os alunos a comporem para qualquer linguagem audiovisual a partir do domínio dos conceitos e ferramentas centrais desse processo. Para isso, atividades práticas de composição (como compor para diferentes cenas e climas) serão propostas e posteriormente analisadas e comentadas individualmente em sala de aula, dentro de uma realidade semelhante à relação diretor-compositor. O curso será dividido em 03 etapas, todas acompanhadas de atividades práticas em sua realização:
1) Preparação: compreende os aspectos pré-composicionais envolvidos na elaboração de uma trilha musical, entre os quais:
a) Principais conceitos aplicados à composição de uma trilha sonora
b) Introdução e apresentação dos principais equipamentos utilizados em uma trilha musical para audiovisual (softwares e bibliotecas de som)
c) Técnicas de sincronia entre som e imagem
d) Técnicas de orquestração MIDI (serão tratados todos os naipes orquestrais)

2) Composição: questões relacionadas às técnicas e maneiras de se abordar uma cena, desde a escolha da orquestração aos pontos de sincronia. Entre os conteúdos estão:
a) Análise dramática de uma cena
b) A relevância e os diferentes papeis da música dentro de uma cena
c) Música como ferramenta dramática: convergência com os ideais do diretor (seguindo direcionamentos na composição)
d) O planejamento musical da cena (orquestração, hit points, clima, dinâmica etc.)

3) Edição: manipulação do material MIDI gravado buscando-se uma sonoridade mais natural e menos mecânica na simulação de instrumentos acústicos:
a) Apresentação dos principais parâmetros MIDI (cc#7, cc#11, cc#1 etc.) e conceitos importantes (velocity, volume, expression)
b) Aplicação dos parâmetros estudados na edição do MIDI buscando maior naturalidade no resultado sonoro
c) Preparação e finalização de mock ups (prévias MIDI)

Observações gerais:
1. Apesar de assunto recorrente nas aulas, o curso não visa a formação em nenhum software específico. Os exemplos em sala serão realizados no Cubase e Pro Tools, podendo os alunos utilizarem outros programas de sua escolha para compor.
2. Todos os estilos/gêneros de composição serão aceitos no decorrer do curso, havendo, entretanto, um destaque no trabalho com a sonoridade orquestral.
3. Trata-se de um curso avançado e prático de trilha sonora. Poderá ser melhor aproveitado se o estudante já possuir algum conhecimento prévio acerca do universo das trilhas sonoras (história da trilha, principais compositores, como se elabora uma trilha, a equipe envolvida numa produção musical etc.). Aconselha-se o curso “Introdução à Trilha sonora para cinema e TV”, que apresenta de maneira abrangente, porém detalhada, esse panorama introdutório teórico sobre o assunto.

Pré-requisitos:
- Noções básicas de algum software de gravação e/ou edição que suporte MIDI (Cubase, Logic, Digital Performer, Nuendo, Pro Tools etc.). Se possuir alguma biblioteca de som, mesmo simples (por vezes já incorporada ao software), será ainda mais vantajoso.
Não é necessária experiência prévia em composição de trilha sonora

Voltar