16° Simpósio Paranaense de Educação Musical – SPEM

 

 
Período: 8 a 10 de julho de 2010
Inscrições de 5 a 02 de Julho de 2010.
 

16° Simpósio Paranaense de Educação Musical – SPEM
8 a 10 de julho de 2010

Tema: Educação musical na escola: da proposição à ação

Minicursos Grupos de Trabalho Programação Chamada de trabalhos Datas importantes Inscrições
Apresentação
Nesta edição, o SPEM vem convidar pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados na efetivação da educação musical no âmbito da educação básica no Brasil hoje. Após quase dois anos da aprovação da Lei 11.796/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de música, pode-se perceber que ainda há um longo caminho a percorrer até que a ela se faça realmente presente no dia a dia das escolas brasileiras. Apesar disso, sabemos que diversas ações bem sucedidas vêm sendo realizadas e que pesquisas têm contribuído para o aprimoramento das ações e a formação de professores. Por isso, nesse momento privilegiado de reconstrução da educação musical na escola brasileira, o 16o SPEM propõe o encontro e a partilha de experiências e ideias, a fim de promover o enriquecimento mútuo entre os participantes e a possibilidade do surgimento de propostas renovadas, a serem colocadas em prática, buscando oportunizar aos estudantes brasileiros o acesso à educação musical, sistematizada por meio da escola regular.
Painéis
Painel 1 - Experiências significativas no Paraná
Painel 2 - Perspectivas dos estudantes dos cursos de licenciatura em música: práticas de ensino e projetos
Painel 3 - Perspectivas e alternativas para os professores não licenciados em música, que atuam na rede pública de ensino

Minicursos
Para professores não especializados em música:
1. A Música no contexto da disciplina de Arte – Profa. Cleusa Cacione (UEL)
EMENTA: O professor de arte e o ensino de música na escola. Princípios básicos de percepção musical.Vivências sobre processos de construção conhecimento musical: ouvir, criar, executar e falar sobre música. A música e suas relações interdisciplinares.

2. A educação musical nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Prof. Sérgio Figueiredo (UDESC)
EMENTA: A música na formação e na prática dos pedagogos no Ensino Fundamental. Fundamentos filosóficos, psicológicos e sociológicos para uma educação musical escolar. Questões de música e educação. Práticas para a educação musical no Ensino Fundamental. Apreciação, execução e criação musical na prática dos pedagogos.

3. A educação musical na Educação Infantil – Profa. Helena Loureiro (UEL)
EMENTA: Desenvolvimento musical da criança de 0 a 5 anos: fundamentos e prática pedagógica. Fazer e escutar música. A música, o(a) professor(a) e a criança cotidiano da educação infantil.

Para professores de música graduados ou em curso de graduação:
4. Oficina de ritmos brasileiros - Prof. André Vercelino
EMENTA: Nesta oficina serão abordados, de forma prática, os seguintes ritmos brasileiros: samba, xote, baião e xaxado. Serão utilizados os intrumentos característicos de cada um, sendo principalmente: pandeiro, surdo, agogô, tamborim, reco reco, ganzá, zabumba e triângulo

5. Educação musical para bebês - Profa. Micheline Góis (UEM)
EMENTA: A música e o bebê. Desenvolvimento do ouvir e fazer musical nos primeiros anos de vida. A ação pedagógica que possibilita o aprendizado da música por meio de atividades práticas e lúdicas que reúnem som, movimento e dança. Vivências musicais dos bebês por meio da exploração sonora, execução e apreciação a partir do universo musical.

6. Um canto em cada canto: estratégias em educação musical através do canto coral – Profa. Oleide Lelis (coord.) e equipe do Projeto Um canto em cada canto.
EMENTA: Este curso propõe uma vivência da experiência estética através de atividades de educação musical. A voz poderá ser a mola propulsora para uma verdadeira prática educativa nas escolas.
Grupos de Trabalho (GTs)
Nesta 16a edição do SPEM, os GTs não estarão vinculados à apresentação de trabalhos, mas serão momentos de discussão e troca de ideias e experiências, para elaboração de propostas concretas de ação. Cada GT gerar pelo menos um documento que sirva de ponto de partida para ações a serem realizadas nos diversos âmbitos de atuação dos participantes.

Programação

Horários

Quinta, 8 de julho

Sexta, 9 de julho

Sábado, 10 de julho

8:30

Credenciamento.
Organização dos pôsteres.

MINICURSOS

MINICURSOS

9:00

Cerimônia de Abertura.

9:30

Conferência de abertura: Profa. Dra. Magali Kleber (presidente da ABEM)

 

INTERVALO

10:50

Apresentação de pôsteres. / Lançamentos.

12:00

ALMOÇO

13:30

 

PAINEL 1

Experiências significativas no Paraná

 

PAINEL 2
Perspectivas dos estudantes de licenciatura em música

PAINEL 3
Perspectivas e alternativas para os professores não licenciados em música

 

ENCERRAMENTO: plenária com apresentação dos GTs, avaliação do evento e propostas de ações a curto e médio prazo

15:30

INTERVALO

16:00

 

GTs

 

GTs

 

18:00

 

 

20:00

Apresentação musical.

Apresentação musical.

 


LOCAL: CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Chamada de Trabalhos
A Comissão Organizadora do 16º Simpósio Paranaense de Educação  Musical, convida pesquisadores, professores, profissionais e estudantes da área de educação musical para submeterem trabalhos a serem apresentados no evento, conforme as especificações desta chamada de trabalhos. O tema do Simpósio neste ano é Educação musical na escola: da proposição à ação. O recebimento e a avaliação dos trabalhos ficarão a cargo da comissão científica do evento, composta pelos professores: Dra. Fátima Carneiro Santos (coordenadora), Dr. Fábio Parra Furlanete e Ms. Juciane Araldi.

Modalidade de Trabalho
Serão aceitas inscrições de trabalhos para serem apresentados no 16º SPEM apenas na modalidade de pôster. As propostas enviadas devem corresponder a uma das seguintes possibilidades:
 
1) Projeto de Pesquisa ou Pesquisa em Andamento
Os trabalhos inscritos nessa modalidade deverão abordar uma questão de pesquisa em Educação Musical, explicitando os objetivos da investigação, os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos previstos e/ou utilizados. A proposta deverá destacar, ainda, a contribuição que a pesquisa oferecerá para a área de Educação Musical e para a produção científica em geral.
 
2) Pesquisa Concluída
Nessa modalidade, as propostas deverão consistir em trabalhos originados de pesquisas concluídas, explicitando os objetivos da investigação, bem como os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos utilizados. Os trabalhos devem destacar os resultados e as conclusões obtidas a partir do processo investigativo. 

3) Relato de Experiência
Os trabalhos enviados para essa modalidade deverão descrever uma experiência em Educação Musical já realizada ou em desenvolvimento, explicitando os fundamentos teóricos e práticos que alicerçaram a proposta.
 
Obs.: Os(as) autores(as) dos pôsteres, deverão colocar seus banners nos painéis no dia 08 de julho, em local e horário a serem determinados pela comissão organizadora. Recomendamos que os apresentadores forneçam aos participantes, por ocasião da sessão, um folheto contendo o resumo do trabalho, com o endereço e e-mail do(s) autor(es), para possíveis contatos. Os pôsteres deverão ter as seguintes dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura, sendo este material de responsabilidade de cada autor. Aqueles que tiverem interesse, poderão também apresentar exemplos sonoros durante a sessão, por meio de reprodução de CDs que serão escutados com fone de ouvido pelos interessados. Para isso, o equipamento deverá ser solicitado já no envio do trabalho.

Formatação e Envio dos Trabalhos:

Os trabalhos enviados para submissão deverão seguir as seguintes orientações quanto à formatação:

  • Margens: espaçamento 2,5 em todas as margens
  • Título: fonte times new roman, 14, negrito, centralizado
  • Resumo: fonte times new roman, 12, espaço simples, até 250 palavras
  • Palavras-chave: (logo abaixo do resumo, até 5 palavras) fonte times new roman, 12, espaço simples
  • Corpo do texto: times, 12, espaço 1,5, justificado, não numerar as páginas
  • Subtítulos: negrito, alinhado à esquerda
  • Referências: conforme normas da ABNT
  • Os trabalhos devem ter no máximo 2500 palavras. Nesse total, não serão contados título geral, resumo, palavras-chave e referências. O texto deve ser salvo em documento do Word, em duas vias gravadas em arquivos distintos: uma contendo o(s) nome(s) de cada autor logo abaixo do título, alinhado(s) à direita, seguido(s) da instituição à qual está vinculado e email para contato, e outra sem nome(s) de autor(es), para avaliação. O nome do arquivo que será enviado para avaliação deve ser igual às quatro primeiras palavras do título do trabalho.
    Em arquivo separado, enviar currículo resumido (cinco linhas) do(s) autor(es), com endereço de link para o currículo LATTES. Neste mesmo arquivo, solicitar equipamento de som, se houver interesse em apresentar exemplos sonoros, com gravação em CD, durante a sessão de apresentação dos pôsteres.
    Os trabalhos deverão ser enviados para o endereço de e-mail spem_trabalhos@hotmail.com até as 24 horas (horário de Brasília) do dia 04 de junho de 2010.

    Lista dos artigos aprovados para o SPEM
    Os artigos aprovados com solicitação de correções devem ser reenviados até o dia 30 de junho, para o e-mail: fsantos@uel.br
    Coordenação
    Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina

    Datas e Prazos Importantes

    Atividade

    Datas / Prazos

    Envio de trabalhos

    24 de maio a 04 de junho

    Avaliação pela comissão científica

    05 a 15 de junho

    Divulgação dos resultados

    16 de junho

    Revisão, pelos autores, dos trabalhos aprovados para a publicação nos anais

    17 a 30 de junho

    Inscrição no evento para os trabalhos aprovados

    até 30 de junho

    Data limite para envio de trabalhos:
    04 de junho de 2010
    Data para as inscrições:
    05 a 02 de julho de 2010
     
    Inscrições
    1. O valor da inscrição é de R$ 25,00 (estudantes) e R$ 50,00 (demais participantes) e inclui a participação em um dos minicursos.
    2. Os horários dos minicursos são coincidentes, por isso só é possível participar de um deles.
    3. As vagas dos minicursos SÃO LIMITADAS e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada desta ficha à secretaria do Festival de Música de Londrina, acompanhada do comprovante de depósito bancário. 
    4. As inscrições nos GTs serão efetuadas no dia 08 de julho durante o credenciamento
    Inscrições encerradas
    by//solangelorenzo