Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina EnCom2014 - 2ª Fase

TEMA: "Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musicais"

Dias 23 a 27 de Outubro de 2014
Horário 23/10 24/10 25/10 27/10
9-12h Workshop
Paulo Álvares
Workshop
Paulo Álvares
Workshop Paulo Álvares

 

15-17h Workshop Paulo Álvares Workshop Paulo Álvares

 

Palestra Marcos Lucas
( Espaço Cultural TOCA)
16-18h     BATE PAPO com Flávio Silva
Coordenador de Música Erudita FUNARTE / MINC
 
20-21h30 Mostra Paralela de Música do EnCom2014 Mostra Paralela de Música do EnCom2014 Concerto Paulo Álvares

*Concerto GNU
(Teatro Crystal)

Local SESI/AML SESI/AML SESI/AML  

* Concerto GNU - data alterada do dia 26 para 27/10

O que são:

Workshop Improviso livre Paulo Álvares

Workshop sobre improviso livre. O participante deverá ter disponibilidade de participar de todos os encontros pois o resultado final daquilo que for trabalhado nos workshops será demonstrado em forma de concerto no dia 25/10. Local: SESI/AML

Saiba + sobre Paulo Álvares

Público-alvo: músicos, cantores, atores, dançarinos,  performances multimídias e qualquer pessoa disposta a usar o som e/ou o corpo como forma de interpretação artístico-sonora em um ambiente de livre improvisação.

Há limite de vagas? Não. Caso haja um número grande de inscritos, a turma pode ser dividida por níveis.

Precisa ter o próprio instrumento musical? Se for músico, sim.

Precisa ter algum conhecimento musical prévio? Não obrigatoriamente. Se for músico, um certo conhecimento básico é desejável, mas não imprescindível.

Precisa participar de todos os dias do workshop e no concerto? Sim, o inscrito deve ter disponibilidade de horário para participar de toda a programação da quinta, sexta e sábado, pois o resultado do workshop será apresentado em forma de concerto no sábado à noite, dia 25/10, às 20h00 no Espaço Cultural SESI/AML.

Mostra Paralela de Música do EnCom2014

Compositores e intérpretes londrinenses.
Mostra de peças novas criadas e/ou interpretadas por compositores e intérpretes londrinenses. Local: SESI/AML.

Mostra Paralela do EnCom2014 – Compositores e intérpretes londrinenses

 

DIA 23/10/2014
20h00
Local Centro Cultural SESI/AML

 

De relance - Carlos Augusto Scalassara Prando
Saxofone - Fábio Furlanete
Violoncelo - Jéssica Otonielle

Improviso - André Siqueira
Viola 14 cordas: André Siqueira

Tríptico do Reverso - Victor Lepri
Difusão eletroacústica: Victor Lepri

Sparkling - Andressa Souza
Difusão eletroacústica: Andressa Souza

Fantasia n. 1 - Júlio César Damaceno
Flauta - Melissa Dias
Violoncelo - Jéssica Otonielle
Difusão eletroacústica - Júlio César Damaceno

Imagética I - Arthur Faraco
Voz - Flávia Striquer
Guitarra - Emerson Francisco da Silva
Violoncelo - Jéssica Otonielle
Piano - Túlio Frigeri

Mostra Paralela do EnCom2014 – Compositores e intérpretes londrinenses

 

DIA 24/10/2014
20h00
Local Centro Cultural SESI/AML

 

Grupo Armila – Improviso Livre

 

Curiosidades Sonoras - Alerson Donizete de Oliveira

Cidades Invisíveis - improvisos livres a partir de leituras de trechos do livro de Ítalo Calvino.

Grupo Armila é:

Guitarra: Alerson Donizete de Oliveira
Contrabaixo: Arthur Faraco
Percussão: Carlos Augusto Scalassara Prando
Saxofone: Fábio Furlanete
Narração: Sandra Parra


Concerto Paulo Álvares


Concerto Paulo Álvares: concerto com o resultado dos workshops de improviso livre realizados. Local: SESI/AML

DIA 25/10/2014
20h00
Local - Centro Cultural SESI/AML

Concerto de livre improvisação

 

Entre os dias 23, 24 e 25 de outubro, músicos, atores, bailarinos, perfomances multimídias e outros se reuniram durante 13 horas na Sala do Centro Cultural do Sesi/AML para um workshop de improviso livre ministrado pelo pianista Paulo Álvares. O concerto que presenciaremos esta noite é o resultado final dos trabalhos desenvolvidos.

As formações e os nomes dos integrantes serão anunciados durante o concerto.


Concerto GNU

Concerto GNU – concerto com o grupo carioca GNU. Local: Teatro Crystal.

DIA 27/10/2014
20h00
Local – Teatro Crystal – Londrina-PR

Concerto GNU - Grupo Novo da UNIRIO

 

Carnaval - Marcos Lucas
Cidades Contínuas - Caio Senna
Poema em linha reta - Sérgio Roberto de Oliveira
Pantomimas - José Orlando Alves
Cântico - Alexandre Schubert
Meteoritos - Neder Nassaro

O GNU é:

Rudi Garrido - Flauta
Ayran Nicodemo - violino
Pablo de Sá - violoncelo
Antônio Ziviani - piano
Diana Maron - soprano
Marcos Lucas - direção musical e regência


Palestra Marcos Lucas

O compositor e o diretor do GNU, Marcos Vieira Lucas, irá proferir uma palestra sob o seguinte assunto: “Desafios na criação e manutenção de grupos universitários de música nova: o caso do GNU”.

Saiba + sobre Marcos Lucas
Local: Espaço Cultura TOCA
Capacidade máxima do local: 20 pessoas.

Bate Papo com Flávio Silva

BATE PAPO com Flávio Silva - Coordenador de Música Erudita FUNARTE / MINC

TEMA: Políticas Culturais da FUNARTE para o Interior
DATA: 25/10
Horário:16h00 ás 18h00
Local: Centro Cultural SESI/AML
Público alvo: Agentes culturais de todas as áreas e demais interessados!


Endereços:

SESI/AML : Praça Primeiro de Maio, 130 em frente a Concha Acústica - Centro - CEP 86010-120

Teatro Crystal: Rua Quintino Bocaiúva, 15 • Fone/Fax 55 43 3315.1515 • CEP 86020-100 • Londrina PR Brasil

Centro Cultural TOCA - Arte Ação Criação 
R. Pernambuco, 390, 15º andar, sala 1505, Centro - Londrina-PR

Dias 26, 27 e 28 de junho de 2014

Em parceria com o Festival de Música de Londrina - FML, o Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina - EnCom - é um encontro científico-artístico em composição musical realizado bienalmente na cidade de Londrina-PR.

O Encontro é organizado por professores do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina - UEL -  e ocorre desde 2010 em parceria com o Festival de Música de Londrina - FML. Tem por objetivos principais fomentar o debate sobre a criação, produção, pesquisa e perfomance de música nova; compartilhar com a comunidade em geral e acadêmica a produção musical de diferentes compositores; e apresentar um panorama atual sobre as vertentes e tendências da criação musical nacional contemporânea.

No ano de 2014, entre os dias 26 e 28 de junho, será realizada a sua terceira edição, consolidando-se como um fórum importante de debate, produção e perfomance da música nova. É com imenso prazer portanto que nós da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina convidamos a todos - compositores, intérpretes, interessados em música e comunidade em geral - a participar do EnCom2014!

Sejam todos bem-vindos!

 

Compositor Homenageado

Encontro Nacional de Composição Musical - EnCom2014 - prestará uma homenagem ao compositor Eduardo Guimarães Álvares (1959-2013). A homenagem ocorrerá pela sugestão da dedicatória in memoriam ao compositor nas novas peças criadas a partir da Chamada de Obras Musicais e da inclusão de peças do compositor nos concertos da Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014.

EnCOM 2014

Propostas para a 3a edição


Conforme a tendência vislumbrada no 2° Encontro de 2012 , o 3° encontro que ocorreu entre os  dias 26 e 28 de junho 2014 adotando um novo nome que acompanhará a nacionalização do evento e passará a se chamar Encontro Nacional de Composição Musical de Londrina, sigla EnCom2014. Além da manutenção de experiências que funcionaram nos dois eventos anteriores, como a participação de compositores/debatedores convidados, a vinda de um conferencista para a abertura do evento, a realização de workshops e a mostra de composições de músicos locais e de compositores convidados, a edição de 2014 contou com algumas novidades. Dentre elas destacam-se a chamada de artigos científicos para comunicação oral e publicação em Anais; a chamada de novas obras de criação musical a serem estreadas durante a programação artística do evento; a homenagem prestada a um compositor de grande relevância no cenário nacional, Eduardo Guimarães Álvares; e o debate entre os compositores selecionados na chamada de obras e os compositores convidados. Tudo isso norteado pela temática “Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musical.”


 Local de realização: Espaço Cultural Sesi/AML - Endereço: Praça Primeiro de Maio, 130 em frente a Concha Acústica - Centro - CEP 86010-120

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA


Coordenador:

Tadeu Moraes Taffarello (UEL);

Membros da Comissão Organizadora:

Wander Lourenço da Silva (UEL);

Fábio Parla Furlanete (UEL);

André Ricardo Siqueira (UEL);

Fátima Carneiro dos Santos (UEL);

Alexandre Remuzzi Ficagna (UEL);

Fernando Hiroki Kozu (UEL);

Mário César Alberini Loureiro (UEL);

Assessoria externa:

Silvio Ferraz de Mello Filho (UNICAMP).



Programação EnCom2014

Tema: “Interações possíveis e impossíveis entre criação e análise musicais”

26/06
Quinta - feira
9h00 Credenciamento
10h30 Sessão de abertura
10h45 Conferência de abertura
Conferencista: Silvio Ferraz.

Resumo: O que podemos chamar de invenção? Encontro uma resposta formulada pelo francês Gilbert Simondon, inventar é criar um desvio. Inventamos quando nos deparamos com um entrave, com um problema, com um impasse. O impasse nos impõe criar uma passagem para poder continuar. E só há um jeito de ultrapassar o impasse: criar um desvio. Inventar é criar um desvio. Uma arte que se inventa a todo tempo é aquele em que a todo tempo nascem novos impasses e para cada impasse um desvio. Se penso a invenção como desvio, como posso pensar a análise desta invenção? O que vem a ser analisar?

12h15 almoço
14h00 Palestra 1

Roberto Victório - "Etnomusicologia e Composição: música ritual e música de concerto" Resumo: O percurso etnomusicológico, que tem em sua essência o estudo e a compreensão dos meandros sonoros de outras realidades não ocidentais, ainda que próximas, tende a excluir instâncias riquíssimas como mero material de apreciação e processos comparativos, desvinculadas de possibilidades que permitam o amálgama destes materiais com a música de concerto. O termo "música ritual" é empregado nesta situação - fora do contexto apenas etnomusicológico - para definir um viés que parte do enfronhamento com outras realidades sonoras (in loco) estabelecendo um link entre estas realidades  tão distantes - e paradoxalmente tão próximas - quando passamos a utilizar no processo compositivo referenciais que se simbiotizam e que são na verdade um elo entre o mundo mítico (virtual) e o mundo aldeístico (real).

15h30 Intervalo
16h00
Debate compositores selecionados 1

Primeira parte – debatedores: Cristiano Galli, Roberto Victório e Silvio Ferraz
Segunda parte – debatedores: Rafaele Andrade, Roberto Victório e Silvio Ferraz

17h00

Sessão de comunicações 1

Eixo – Re-escritura
Sétima Variação: Diálogos Composicionais – Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira
As janelas de Salvatore Sciarrino: para pensar a remissão interna e a intertextualidade na composição – Acácio Tadeu C. Piedade

Eixo – Nova Simplicidade e Minimalismo
Requiem: um Olhar do Compositor – Luiz Eduardo Gonçalves e Ana Guiomar Rego Souza
Steve Reich e o processo musical em Come Out– Ismael Lins Patriota

 

18h30 jantar
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014
20h30 Concerto 1

Chronos III - Roberto Victório
Segundo Responsório - Silvio Ferraz
Violoncello - Fábio Presgrave

Ex/Planation (estreia mundial) - Willian Lentz *
Peça dedicada a Eduardo Guimarães Álvares (in memoriam)
Voz: Heloiza Branco
Violão: João Carvalho
Difusão Eletroacústica: Willian Lentz

Asas condenadas a inventar ressurreição (estreia mundial) - Heitor Oliveira *
Voz: Miriam Hosokawa
Violão: Inácio Rabaioli
Difusão eletroacústica: José Augusto Mannis

* compositores selecionados na Chamada de Obras do EnCom2014

Preâmbulo - Almeida Prado
Cinco Mo(vi)mentos - Alexandre Ficagna

  • I - Leve e fluido
  • II - Preciso e estático
  • III - Grave e expressivo
  • IV - Presto mecânico
  • V - Bricolage
Violoncello: Fábio Presgrave

Q1, para suporte eletrônico - José Augusto Mannis
Difusão eletroacústica: José Augusto Mannis

Local: Teatro Crystal Palace - Rua Quintino Bocaiúva, 15 - entrada gratuita

 

27/06
Sexta - feira
9h00

Workshop 1ª parte - Annita Costa Malufe e Silvio Ferraz de Mello Filho

Quais são as vozes que soam em um poema? Como escutá-las, como torná-las audíveis, em uma leitura, em uma música? Estas são as questões que nortearão nossa conversa ao redor da poesia e suas vocalizações, tendo em vista possíveis esboços sonoros e modos de se pensar a voz na música atual e na performance de modo mais amplo.

 

10h30 Intervalo
10h45 Sessão de comunicações 2

Eixo - Cognição
Contribuições das ciências cognitivas para o processo de composição de Ubá– Eduardo Frigatti
Considerações sobre o tempo musical em Gestos (2010) – Alexandre Rosa e Danilo Rossetti
Processo Abdutivo e Análise Musical: Discussões Sobre o Processo Criativo – Paulo Henrique Oliveira Pereira e Vinícius Jonas de Aguiar

Eixo – Processos Composicionais
Uma Abordagem Composicional Sobre a Histerese em Processos de Transmutação Musical – Bruno Ishisaki
Metaeixo Simétrico: Ampliação da Simetria Inversional ao Nível Estrutural da Composição – Allan Medeiros Falqueiro
Uso de Paralelismo Cromático na Geração de Material Temático em Minus para Sax Solo – Agamenon Clemente de Morais Júnior e Alexandre Reche e Silva

12h15 almoço
14h00

Palestra 2 - José Augusto Mannis

O processo criativo envolve etapas recorrentes de cognição, analise e síntese. A partir desse modelo diversas observações são possíveis. Os conceitos estanques de composição e performance podem ser reconsiderados e entendidos com uma intersecção e miscibilidade no domínio do processo criativo. A análise musical se revela parte integrante e indissociável do processo composicional. A construção e realização musical como uma síntese resultante de um acumulado de ressínteses organicamente encadeadas.

 

15h30 Intervalo
16h00 Debate compositores selecionados 2

Primeira parte – debatedores: Heitor Martins Oliveira, Daniel Puig e Silvio Ferraz

Segunda parte – debatedores: Willian Lentz, Daniel Puig e Silvio Ferraz

17h00 Sessão de comunicações 3

Eixo – Territórios
A Colagem em Recomposição: Uma Abordagem a partir dos Conceitos de Sincronicidade e Desterritorialização – Marco Antônio Machado
Da Escultura a uma Mapa Sonoro: Por Escutas de Sonoridades Efêmeras – Ercole Martelli e Fátima Carneiro dos Santos

Eixo – Corpo
Introdução às Técnicas Estendidas no Violoncelo através da peça “Micro-Piece for Solo Cello” do compositore Liduino Pitombeira – María Verónica Fernandez, Fabio Soren Presgrave e André Luiz Muniz Oliveira
Estudos em Movimento: Ações Corporais, Qualidades de Esforço e Composição Musical – Heitor Martins Oliveira

18h30 jantar
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014
20h30 Concerto 2

Chronos II - Roberto Victorio
Flauta: Sarah Hornsby

Para vestir o vazio (estreia mundial) - Bruno Angelo *
Flauta: Sarah Hornsby, Clarinete: André Mattos, Violoncello: Fábio Presgrave, Piano: Alexandre Zamith

Primeira volta: no carrossel de Sonora (estreia mundial) - Max Packer *
Flauta: Jussival Rocha dos Santos, Clarinete: André Mattos, Violoncello: Fábio Presgrave, Piano: Alexandre Zamith

Performance de Livre Improvisação - Grupo Armila: Guitarra: Alerson Donizete de Oliveira, Contrabaixo: Arthur Faraco, Percussão: Carlos Augusto Scalassara Prando, Saxofone: Fábio Furlanete

Tempora (estreia mundial) - Cristiano Galli *
Peça dedicada a Eduardo Guimarães Álvares (in memoriam)
Oboé: Danielle Kreling, Trompete: Cícero Cordão, Violoncello: Fábio Presgrave,
Percussão: José Marcello Casagrande

Se não te cuidares o corpo (estreia mundial) - Rafaele Andrade *
Oboé: Danielle Kreling, Trompete: Cícero Cordão, Violoncello: Fábio Presgrave,
Percussão: José Marcello Casagrande

* compositores selecionado(a)s na Chamada de Obras do EnCom2014

Local: Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) entrada gratuita

 

28/06
Sábado
9h00 Workshop 2ª parte - Annita Costa Malufe e Silvio Ferraz de Mello Filho

Quais são as vozes que soam em um poema? Como escutá-las, como torná-las audíveis, em uma leitura, em uma música? Estas são as questões que nortearão nossa conversa ao redor da poesia e suas vocalizações, tendo em vista possíveis esboços sonoros e modos de se pensar a voz na música atual e na performance de modo mais amplo.

10h30 Intervalo
10h45 Sessão de comunicações 4

Eixo – aleatoriedade
Aleatoriedade, Gesto, Figura e Textura no Livre Pour Orchestre (1968), de Lutoslawski – Marcos Câmara de Castro
Wu-Li, de Hans-Joachim Koellreutter: planimetria e metapadrão – Daniel Puig
Estocástica Markoviana: seu uso na composição e análise musical do século XXI – Yuri Behr Kimizuka

Eixo – Modernismo
O Caminho Para a Música Nova, O Caminho Para a Mente do Compositor – Luís Giovelli
Concerto para Marimba e Vibrafone Op. 278 de Darius Milhaud: Contextualização e Comentários – Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio
Análise musical do Sexteto Místico de Villa-Lobos – Julio Cesar Damaceno e Tadeu Moraes Taffarello

12h15 almoço
14h00
Palestra 3 - À Confirmar
15h30 Intervalo
16h00 Debate compositores selecionados 3

Primeira parte – debatedores: Bruno Milheira Angelo, Acácio Tadeu Piedade e Roberto Victorio

Segunda parte – debatedores: Max Packer, Acácio Tadeu Piedade e Roberto Victorio

17h00
Mesa-redonda compositores e conferencista convidados
18h30 jantar
Mostra Nacional de Composição Musical do EnCom2014
20h30 Concerto 3

Parciais em Pares - Maurício de Bonnis
Two Takes - Edson Zampronha
Violoncello - Fábio Presgrave

Intermezzo 1 - Silvio Ferraz
Gefäß des Geistes - Flo Menezes
Piano: Alexandre Zamith

Eduardo Guimarães Álvares (poemas de Bertold Brecht):

  • A Ameixeira
  • O Menino que não queria tomar banho
Voz: Heloiza Branco
Piano: Luciana Gastaldi

Tríptico das Linhas - Silvio Ferraz
  • Linhas Soltas
  • Linha de Passagem
  • Linha Torta
Violoncello: Fábio Presgrave
Piano: Alexandre Zamith

Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413) entrada gratuita