Paulo Álvares
É pianista e professor de piano, música de câmara contemporânea e improvisação experimental na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha, onde coordena o Ensemble für Aleatorische Musik. Internacionalmente requisitado como solista e camerista, particularmente para música dos séculos XX e XXI, atua na Europa, China, Japão, Coreia e Américas do Norte e do Sul. Desde 2003 é professor coordenador de piano e música de câmara do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal.
Mineiro de Uberlândia, nascido em 1960 e formado pela USP, estudou nos EUA com Caio Pagano e Steven De Groote. Tem o mestrado pela Texas Christian University. Frequentou, com bolsa do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), a Escola Superior de Música de Colônia, onde estudou com Aloys Kontarsky e Hans Ulrich Humpert. Recebeu o Prêmio Kranichstein de Música no XXXIII Darmstadt New Music Course e o 1º Prêmio no concurso Musikkreativ em Saarbrücken.
Trabalhou com nomes como Karlheinz Stockhausen, Luciano Berio e Philip Glass, e com as orquestras WDR Sinfonieorchester de Colônia, a Gürzenich Orchester (Colônia), Bochumer Symphoniker, Saarbrücken Radio-Sinfonieorchester, além de colaborar com diversos conjuntos de música contemporânea.
Como compositor, dedica-se à fusão de processos composicionais juntando a eletrônica e a improvisação, executando inúmeras primeiras audições em vários continentes. Junto das mais importantes rádios alemãs já foram gravados mais de 30 CDs com repertório solista, camerístico e sinfônico, principalmente com a WDR Sinfonieorchester de Colônia.