Notícias

Concerto do FIML contempla a Orquestra de Presidente Prudente e Projeto Guri

  • por Ascom Alea/Doc
  • Orquestra de Presidente Prudente (Foto: Divulgação)

Na segunda (17), o palco do Teatro Ouro Verde recebe pela “Série Petrobrás”, o concerto da Orquestra Sinfônica de Presidente Prudente-Projeto Guri sob a regência do maestro Daisuke Soga. Com início às 20h30, o evento é aberto ao público.

O repertório do concerto é variado apresentando versão original de “Carinhoso”, de Pixinguinha, para orquestra sinfônica e quinteto de sopros, adaptação de Paulo Aragão, com a participação do Quinteto de Sopros Villa-Lobos.

No programa serão executadas também as seguintes obras: “Russian Sailors Dance”, de Gliere; “Dança Dança Russa –Trepak”, Tchaykovisky; “Sherazade”, Riminsk Korsakov; “Mourão”, Guerra Peixe; “Balacubaio”, Érico Fonseca; “Batuque”, Lorenzo Fernandes; “Sinfonia e Mambo nº 5”, Comp. Beethoven/Peres Prado.

Alunos professor e maestro Daisuke, do curso de Regência de Orquestra Sinfônica do festival, participarão do concerto regendo algumas das peças do programa. São eles: Anderson Oliveira, Bruno Nascimento e Akihiro Nakajima.

A Orquestra de Presidente Prudente é formada por alunos dos naipes de cordas friccionadas, sopros e percussão, compondo um grupo sinfônico. O repertório deste grupo inclui de peças clássicas a temas de filmes e vem sensibilizando as plateias da região, estimulando jovens ao estudo de música instrumental.

Segundo Júlio Possette, supervisor de cordas friccionadas da orquestra, os alunos estão eufóricos com a participação no evento e por serem regidos pelo maestro Daisuke. “Por ele ser baixista, os alunos de cordas e baixo ficaram ainda mais ansiosos para conhecê-lo. Será a primeira vez que os alunos se apresentarão em um festival tão glorioso, regidos por um maestro tão renomado. A oportunidade que o Projeto Guri está proporcionando, em parceria com a FIML, é única!”, diz Júlio.

Atualmente a Orquestra é regida pelo educador Francis Auresco. Este Grupo de Referência apresenta como destaque da sua programação os concertos com os maestros convidados Jean Reis e Arthur Barbosa, que regeram a orquestra em 2012. Em 2013, o grupo foi regido pelo maestro uruguaio Ariel Britos, apresentando um repertório de alto nível.

Nos últimos dois anos, também em concertos especiais, contou com a regência do maestro André Sanches. No concerto de abertura do 2º Festival de Música de Presidente Prudente e recebeu o violinista Paulo Cesar Paschoal.

Serviço:
37º FIML – “Série Petrobras” apresenta
Concerto Orquestra Sinfônica de Presidente Purdente/Projeto Guri
Regência: Daisuke Soga
Bilheteria: Gratuito. Retirar ingressos nas bilheterias do Royal Plaza até as 18h. Após as 18h, na bilheteria do Teatro.
Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro

Assinatura: O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber e direção executiva de Lilian de Almeida (In Memorian). É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

Patrocínio: Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura, Unopar, Petrobras, Sanepar, Elejor, Caixa, Unimed, Agência de Fomento do Paraná, Sistema FIEP/SESI, Labor Solo, Vernie Citroen, Plaenge/Vanguard Home, Marajó Fiat, Crillon Palace Hotel, SINPRO e HGM Produções e Eventos.

Apoio Cultural: Royal Plaza Shopping, Sonkey, SESC, Associação Médica de Londrina, Projeto Guri, Londrina Convention Bureau, Rádio Universidade/UEL FM 107,9, Coral da Gente do Instituto Baccarelli, Escola Municipal de Música de São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, Ação Social pela Música do Brasil, Country Clube de Londrina, Gastro Clínica.

Outras Notícias

Patrocinadores 37º FML