Notícias
Carimbó do Pará no... E o festival Continua
O 36° Festival Internacional de Música de Londrina, pela série ...E o Festival Continua, apresenta neste domingo (2), às 20h, um show com o grupo Carimbó de Icoaraci, de Belém do Pará.
A apresentação “Quizomba: o samba e outros batuques”, com a roda de Carimbo, que encerra quatro dias de oficinas e vivências capitaneadas pelo Projeto Quizomba, será na Vila Cultural Kinoarte (prefeito Faria Lima, 1399). Os 300 primeiros a chegarem a Vila, não pagam e após este número o valor será R$ 10, por pessoa.
Oficinas
As oficinas do carimbo iniciaram no dia 28 de setembro, gratuitas, com vagas limitadas. Participaram pessoas da comunidade londrinense através de inscrição via internet. As aulas foram de flauta, banjo, percussão e dança, ministradas pelo grupo de Carimbo, Coisas De Negro Icoaraci.
Carimbo de Icoaraci
O Carimbó de Icoaraci (Pará) nasceu em 2006 da reunião de músicos que participavam da roda de carimbó no Espaço Cultural Coisas de Negro, e ao passar dos anos foram formando um repertório hibrido do cancioneiro popular, autoral e da word music em versões regionalizadas.
Os músicos Luizinho Lins (banjo), Nego Ray (Curimbó, maracas e recos) Rodrigo Buiu (tambor grave) e Lourival Igarapé (efeitos) são a base do corpo musical, que também tem a participação de outros músicos que integram a roda todos os domingos.
Em 2015, eles foram agraciados com a certidão do carimbó patrimônio imaterial da cultura brasileira, no evento que formalizou o registro pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, certidão dada à todos os mestres de carimbó.
“...E o Festival Continua” é uma realização da Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina e Ministério da Cultura, com o apoio da Copel, através doPrograma Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) – Secretaria da Cultura do Paraná. O 36º FIML é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.